Covid-19: Novas medidas entram em vigor às 00h00 do dia 25 de dezembro

21/12/2021

Com o número de casos de covid-19 a continuar a aumentar em Portugal e, com a aproximação das festividades natalícias, prevê-se que esse número possa aumentar ainda mais. Nesse sentido o primeiro-ministro, António Costa, anunciou, esta terça-feira, após reunião extraordinária do conselho de ministros, a antecipação às medidas que iam ser aplicadas para a primeira semana de 2022. Assim, e com entrada em vigor às 00h00 do dia 25 de dezembro, terá início o período de contenção que inclui teletrabalho obrigatório, encerramento de creches e ATL, com apoio às famílias e encerramento de discotecas e bares, com apoio às empresas.

Esta antecipação do período de contenção será acompanhada pelo aumento de quatro para seis o número de testes gratuitos por pessoa, passa a ser obrigatório teste negativo para aceder a estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e batizados e eventos empresariais. É também obrigatório teste negativo para aceder a espetáculos culturais e recintos desportivos, salvo decisão da DGS. Outra das medidas que entrará em vigor é a redução da lotação nos estabelecimentos comerciais, que passa a ser de uma pessoas por cinco metros quadrados.

Nos dias 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, é necessário igualmente teste negativo para aceder a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. É também proibido ajuntamentos de mais de 10 pessoas na passagem de ano e proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply