06/09/2020
Último episódio de uma série de três sobre o impacto da Covid-19 nas nossas vidas. Cinco meses depois de o vírus ter chegado a Portugal, e depois de um longo período de quarentena, aos poucos estamos a retomar as nossas vidas, mas numa nova realidade. Muitas dúvidas continuam a pairar, até porque novos focos de contágio continuam a aparecer. No entanto, e apesar das incertezas, alguns sinais de esperança começam lentamente a surgir.
A situação está longe de estar controlada. O SARS-CoV 2 continua a matar e a obrigar-nos a cuidados redobrados para evitar a contaminação. Enquanto não houver uma vacina testada e certificada, dificilmente poderemos voltar a ter uma relação onde os afetos, que nos são tão característicos, se possam refletir. Apesar de tudo, a vida continua, mas dentro de uma nova realidade.
Mas, será que estamos preparados para continuar as nossas vidas com restrições? A confiança das pessoas vai voltar a ser a mesma? Para quando um fim à vista? Estas são algumas das muitas dúvidas que continuam a suscitar nas nossas mentes. E, apesar de não se saber quando é que a resposta chega, é na esperança que nos agarramos. Esse foi sempre um dos valores que nos fez ir em frente e em busca de algo melhor. Até porque “somos humanos”…