
Covid-19 – Lares da região já estão a fazer testes
01/04/2020
Arrancou esta segunda-feira, 30 de março, um programa de testes à Covid-19, em todos os lares de idosos do país. A medida é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, em colaboração com os Ministérios da Saúde e da Ciências. Trata-se de uma campanha preventiva para evitar novos focos de contágio, e numa fase inicial, os testes à Covid-19 vão ser feitos nos distritos de Aveiro, Faro, Guarda e Lisboa, mas o objetivo é que se estenda nos próximos dias a todo o país.
O programa de testes à Covid-19 arrancou esta segunda-feira, e numa primeira fase serão realizados cerca de 10 mil testes nos distritos de Aveiro, Faro, Guarda e Lisboa. A iniciativa é da responsabilidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, em colaboração com os Ministérios da Saúde e da Ciências. Esta medida foi confirmada em entrevista à TSF pela ministra Ana Mendes Godinho, que adiantou que “vamos priorizar em função daqueles que são neste momento os fatores mais preocupantes em termos de eliminação de risco, que são também os profissionais dos lares. Vamos começar este programa fazendo testes aos funcionários e utentes dos lares que estejam com algum tipo de suspeita”, referiu. A ministra considera que “no fundo estamos a eliminar ou a tentar minimizar a situação de identificação dos funcionários que possam ter Covid-19 para diminuir o risco de propagação nos lares”, assegurou.
Recorde-se que a medida é articulada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que tutela os lares, com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou um kit próprio de diagnóstico à covid-19.
Um pouco por toda a região, começam a ser realizados os testes em lares, que diretamente irão influenciar os números que têm vindo a ser apresentados diariamente pela Direção Geral de Saúde. O Terras Santa Maria sabe que em Ovar alguns desses testes deram positivo.