07/06/2020
Os efeitos da pandemia de Covid-19 afastaram a possibilidade da realização das festas dos Santos Populares. Este ano não haverá bailaricos, marchas populares e a sardinha assada nas Festas de Lisboa. No Porto, Vila Nova de Gaia e S. João da Madeira, as festas em honra de S. João também terão o mesmo destino.
Este ano, o mês de junho não vai ter bailaricos, marchas populares e sardinhadas. A pandemia do novo coronavírus levou ao cancelamento de todas as festividades dos Santos Populares, que acontecessem um pouco por todo o país. Santo António, S. João e S.Pedro, este ano terão de ser celebrados de forma mais caseira, sendo recomendadas as sardinhadas em casa.
Em Lisboa, a medida de cancelamento implica que não se irão realizar os bailaricos, sardinhadas, casamentos de Santo António e marchas populares, que este ano tinha como tema “Amália Rodrigues”, que transitará para a edição de 2021. Esta decisão permitirá que todo o trabalho realizado (arcos, cenografia, figurinos) “possa ser rentabilizado no próximo ano”, explica a Câmara Municipal na sua página de Facebook.
No entanto, as tradicionais sardinhas, símbolo das Festas da Cidade de Lisboa, não vão faltar. Já foram escolhidas as sete imagens vencedoras, que marca o arranque das festividades lisboetas. Este ano às sete magníficas (seis do concurso geral e uma da Turma da Sardinha), que receberão um prémio no valor de 1.500€, juntam-se três sardinhas distinguidas com menções honrosas através de uma votação online do público na página das Festas de Lisboa”, lê-se na página da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural – EGEAC.
A concluir a sua publicação nas redes sociais, a EGEAC afirma que “a elevada concentração de pessoas que marca os arraiais, vincando a força da sua tradição, é incompatível com a sua realização, mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de infetados, razão pela qual a edição de 2020 dos Arraiais Populares está cancelada”.

À semelhança dos arraiais, marchas populares e casamentos de Santo António, em Lisboa, também as festas em honra de S. João, no Porto, Vila Nova de Gaia e S. João da Madeira, foram canceladas este ano devido ao surto do novo coronavírus. A Câmara Municipal do Porto justifica assim a não realização das festividades em comunicado, afirmando que “tendo em conta o potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, ao reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade”.
Desta forma estão cancelados todos os eventos e atividades de animação, que se realizam sempre de 23 para 24 de junho, justificando a autarquia que as verbas referentes a essas iniciativas “estão alocadas ao esforço do município nas diversas ações de combate ao atual cenário de pandemia”, acrescenta a Câmara Municipal do Porto.

Apesar das Festas de São João estarem canceladas, a autarquia da cidade considerou importante manter vivo o espírito desta época, que é uma das favoritas de muitos habitantes e visitantes. Nesse sentido, decidiu dar autorização à venda ambulante de manjericos, tão tradicional nos habituais dias de festa.
No mesmo sentido, a Câmara Municipal de Gaia anunciou também o cancelamento, uma vez que “a atual pandemia Covid-19 está, infelizmente, para durar” e que deve ser feito “tudo para diminuir o tempo desta situação”. A autarquia de Gaia informa ainda que as festas em honra de S. Pedro da Afurada também estão canceladas.

Já em relação à Câmara Municipal de S. João da Madeira ainda não é conhecida uma posição oficial sobre a matéria, no entanto o Terras Santa Maria sabe que as festividades se limitarão ao ato religioso, com a realização da missa no dia 24 de junho.