Covid-19 – Criança infetada manda 32 pessoas para casa em Romariz

03/09/2020

O Centro Social e Paroquial de Romariz, em Santa Maria da Feira, tem 28 crianças e quatro funcionários em quarentena devido à infeção de uma menina, de quatro anos de idade, com o novo coronavírus, revelou esta quinta-feira fonte da instituição. A criança testou positivo depois da mãe, que se encontrava assintomática, também ter tido o mesmo resultado.

Há 28 crianças e quatro funcionários do Centro Social e Paroquial de Romariz, em Santa Maria da Feira em quarentena, após uma das crianças da creche ter testado positivo à Covid-19. Segundo informação da direção da instituição particular de solidariedade social do concelho da Feira, o diagnóstico surgiu após a mãe dessa criança ter sido diagnosticada com Covid-19, e da sua filha também ver o seu teste confirmado como infetada, apesar de se encontrar sem sintomas.

A confirmação do resultado do teste levou a que a direção do centro social informasse de imediato todos os familiares das crianças utentes da creche, remetendo-as, para isolamento domiciliário. O pároco José Manuel Andrade, elemento da direção da instituição, adiantou à imprensa que foram tomadas todas as medidas de prevenção e seguidas todas as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS). “Foram enviados para casa, por uma questão de segurança, todos os elementos que estiveram em contacto com a criança, embora nenhum apresente sintomas”, assegura.

O Centro Social Paroquial de Romariz continua em funcionamento com “cerca de 35 crianças”, divididas pela creche, jardim-de-infância e valências de ocupação de tempos livres. “Neste momento temos as portas abertas com muita confiança, porque cumprimos com rigor o plano de contingência emanado pela DGS”, garantindo que cada valência funciona com “circuitos de circulação separados”, assegura. Por entre as medidas destaque para o controlo de temperatura à entrada e o registo de diarreias, garantindo estarem atentos aos primeiros sintomas.

Leave a Reply