Covid-19: Concelhos das Terras de Santa Maria com restrições

23/07/2021

A região das Terras de Santa Maria entrou esta semana, praticamente toda em risco elevado, sendo que Espinho está em risco muito elevado. Nos casos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, não entram já em vigor as medidas mais restritivas, mas os dois concelhos ficam em alerta. A incidência nacional continua a subir, e está já em 418,3/100 mil habitantes, e no continente os valores são ainda superiores, fixando-se em 430,8. Em relação ao R(t), segue em sentido contrário, e voltou a descer. O índice de transmissibilidade está agora em 1,07.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira o boletim da incidência da covid-19 por 100 mil habitantes, que voltou a subir, colocando grande parte dos concelhos do litoral em risco elevado ou muito elevado. Os valores fixam-se agora em 418,3 (355,5 a semana passada), e 430,8 só no continente (366,7 a semana passada). Já em relação ao R(t), voltou a verificar-se uma descida situando-se agora em 1,07 (1,12 a semana passada).

O Conselho de Ministros definiu, com base no número de infetados nos últimos 14 dias, que Santa Maria da Feira (216) e S. João da Madeira (195) passam a fazer parte da lista dos concelhos considerados com Risco Elevado de contágio de Covid-19, juntando-se a Arouca (218), que apesar de ter baixado a incidência a 14 dias, continua no mesmo patamar. No caso de Espinho (411), a situação é bem pior e está já em risco muito elevado. Em relação a Oliveira de Azeméis (146) e Vale de Cambra (137), encontram-se em alerta, onde para já não entram em vigor as medidas de restrição que passam a vigorar a partir das 19h00 desta sexta-feira.

Matriz de Risco a 23 de julho

Nesse sentido, passam a vigorar as seguintes medidas:

  • Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
  • Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 6 pessoas por mesa no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada;
  • Exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
  • Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
  • Espetáculos culturais até às 22h30;
  • Casamentos e batizados com 50 % da lotação;
  • Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00;
  • Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;
  • Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;
  • Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);
  • Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 3794 novos casos de covid-19 e 16 vítimas associadas à doença. Estão internados 885 doente nos hospitais, mais 77 do que na semana passada. Os doentes em cuidados intensivos são agora 178, mais sete face ao balanço feito na semana anterior.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply