Covid-19 – Cemitério de Arrifana encerra a partir de 1 de abril

31/03/2020

A Junta de Freguesia de Arrifana decidiu esta segunda-feira, 30 de março, encerrar o Cemitério Paroquial a partir das 00 horas do próximo dia 1 de abril. “Apelamos ao bom senso de todos”, pede o presidente da Junta, Delfim Silva. “Procuramos prolongar ao máximo que pudemos mas, para que não sejamos acusados de contribuir para que os mais vulneráveis saiam de casa”, foi tomada esta opção pelo o executivo.

Apesar do encerramento dos cemitérios, os funerais continuam a realizar-se, mas em condições específicas. Não é permitido a abertura do caixão em nenhuma parte do cemitério, devendo este estar sempre fechado; só é permitida a presença de familiares mais próximos, até ao máximo de 15 pessoas; devem ser cumpridas as medidas de distanciamento social, no mínimo de dois metros; higiene das mãos e uso de máscara; as pessoas devem abster-se de qualquer tipo de contacto físico, não devendo haver os cumprimentos de condolências; não devem participar nos funerais os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e grávidas e pessoas com imonosupressão ou doenças crónicas graves.
O autarca lembra no comunicado feito à população de que o país está em Estado de Emergência, e que o vírus se encontra em fase mitigação, definido pela Direção Geral de Saúde, que o distrito de Aveiro está em alerta laranja pela Proteção Civil e que o concelho de Santa Maria da Feira encontra-se, também, em Estado de Emergência conforme despacho do Presidente da Câmara Municipal. “Cada um de nós deve cumprir e fazer cumprir as diretivas das diversas instâncias superiores”, refere Delfim Silva, que apela a todos que fiquem em casa.

Leave a Reply