Confirmação de novos casos em ritmo menos acelerado

01/04/2020

Em Portugal foram hoje registados mais 808 casos de Covid-19, o que perfaz um total de 8251, e mais 27 mortes, num total de 187 óbitos. Apesar do ritmo de crescimento estar menor, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda, referiu em conferência de imprensa que ainda é cedo para análises mais profundas sobre a evolução da curva portuguesa. Na região, S. João da Madeira é o concelho que tem mantido números mais baixos de novos casos, tendo registado apenas um novo caso nas últimas 24 horas, passando agora a registar 35 casos confirmados e uma morte. Oliveira de Azeméis também não teve uma subida muito acentuada, com 10 novos casos, e agora já soma 90 casos confirmados, mas continua a não apresentar óbitos declarados. Já em Santa Maria da Feira a subida do número de novos casos tem se mantido constante e hoje foram registados mais 21 novos casos, somando agora 186 casos confirmados e cinco óbitos. Ovar continua a ser o concelho mais crítico na região, e foram registados 35 novos casos, passando agora a somar 312 casos confirmados, e mais três mortes do que ontem, somando agora 14 óbitos.

Portugal registou nas últimas 24 horas 808 novos casos de Covid-19 e mais 27 mortes do que ontem. Os últimos dias têm revelado um ritmo de crescimento menor de novos casos de Covid-19 em todo o país. Este é um sinal que pode ser positivo, no entanto, as medidas de contenção por parte das pessoas devem ser para manter, até porque como referiu o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda, ainda é muito cedo para análises mais profundas sobre a evolução da curva portuguesa.

Há ainda outros dados a reter, entre os infetados com o novo coronavírus, 726 estão internados, dos quais 230 em unidades de cuidados intensivos. Há no entanto o lado positivo que é o número de recuperados de 43 pessoas, que apesar de se manter há sete dias, devido a tratar-se de uma doença com “convalescença lenta”, como referiu António Lacerda, há a esperança de vir a aumentar nos próximos. Entretanto, registe-se que há muitos casos que estão a recuperar em casa, e nestes casos têm de ser feitos dois testes de despistagem negativos.​​​​

Na região, S. João da Madeira, apesar de ser o concelho mais pequeno, tem no entanto, mantido um registo baixo de confirmação de novos casos, tendo surgido apenas um nas últimas 24 horas. O concelho tem agora 35 casos confirmados e uma morte. Já em Oliveira de Azeméis, surgiram 10 novos casos, somando agora o concelho 90 casos confirmados, sem haver registo quanto ao número de óbitos. Em Santa Maria da Feira, o maior concelho da região, a subida da curva tem-se mantido estável, e registam-se mais 21 novos casos, num total de 186 casos confirmados e cinco óbitos. Por último, Ovar, o concelho que está sujeito a uma cerca sanitária, tem vindo a lutar para evitar a propagação do vírus, apresenta 35 novos casos, somando agora 312 casos confirmados, e 14 mortes, mais três do que ontem. Em Ovar é o único concelho que apresenta casos de recuperação, que se mantêm em cinco.

Recomendações da DGS

Nesta fase de mitigação, para que seja possível conter ao máximo a propagação da pandemia, a Direção-Geral da Saúde continua a reforçar os conselhos relativos à prevenção, apelando para que evite o contacto próximo com pessoas que demonstrem sinais de infeção respiratória aguda, lave frequentemente as mãos (pelo menos durante 20 segundos), mantenha a distância em relação aos animais e tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (de seguida lave novamente as mãos). E acima de tudo, o principal concelho “fique em casa”. Mas, caso apresente sintomas coincidentes com os do vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória), a autoridade de saúde pede que não se desloque às urgências, mas sim para ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Leave a Reply