12/04/2020
O domingo de Páscoa este ano foi vivido de forma diferente pelos católicos. A tradição do compasso a entrar de casa em casa não se cumpriu, por causa das medidas de restrição impostas na sequência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, várias foram as localidades onde o compasso não foi dentro de casa, mas passou pelas casas, com a cruz a circular num automóvel.
Este domingo de Páscoa será recordado por muitos anos, como aquele em que se quebrou a tradição dos católicos receberem nas suas casas o compasso. As restrições impostas na sequência da pandemia do novo coronavírus, obrigam ao distanciamento social e a quebra de muitas rotinas e tradições a que estávamos habituados. No entanto, a mensagem pascal e as cerimónias foram vividas com recurso às novas tecnologias, e também com muita criatividade em algumas localidades.
Com o país em Estado de Emergência, muitas foram as paróquias que se adaptaram a tradição da visita pascal e do compasso com as restrições provocadas pelo novo coronavírus. Na região, alguns párocos tomaram a iniciativa de levar o compasso até às casas, sem que para isso as pessoas ficassem expostas ao contacto social. Arrifana e Cucujães são dois exemplos disso, onde os padres passaram com a cruz numa viatura, e sem pararem, para não criar a tentação da aproximação das pessoas, circularam pela freguesia, levando a mensagem da ressuscitação de Cristo.