Interior de Carro

Como “matar” o coronavírus no seu carro sem estragar os materiais?

30/03/2020

Certamente que já se questionou sobre a higienização do seu automóvel, tendo em consideração o risco de ter transportado um passageiro suspeito de infeção, ou mesmo se tem sintomas da doença. Vamos tentar ajudá-lo com algumas dicas de limpeza que ajudam a “matar” o coronavírus.

A higienização da sua viatura é seguramente uma preocupação que deve ter em mente, numa altura em que as incertezas quanto à forma de transmissão ainda pairam no ar. Comece por limpar as superfícies que toca com frequência, como por exemplo o volante, puxadores da porta, alavanca das mudanças, o travão de mão, o comando dos piscas, das escovas do para-brisas, entre outras zonas que considere pertinentes. Para isso é aconselhada a utilização de produtos que contenham pelo menos 70% de álcool, que são eficazes para destruir o coronavírus. No entanto, não deve usar lixívia ou água oxigenada, porque no caso dos estofos poderá danificá-los.

A maioria dos novos carros estão equipados com ecrã tátil, um equipamento de apoio à condução, mas que cria uma grande dor de cabeça na hora de o limpar. Neste caso evite produtos à base de amoníaco, porque destrói o revestimento antirreflexo e de proteção.

Mas, afinal qual a forma mais segura de limpar o interior do seu automóvel sem danificá-lo? Sugerimos que o lave com detergente e água, que são seguros para a maioria dos interiores no carro, sobretudo tecidos e couro mesmo aqueles mais antigos em que já começam a aparecer fissuras. No caso de estofos em tecido, não é aconselhável o uso excessivo de água, nem de detergente. Até porque o excesso poderá provocar no futuro a formação de bolores e deixar cheiro a mofo, devido à humidade formada. Por isso, recomendamos limpar os tecidos com uma pequena quantidade de água e detergente para roupa. Já no caso das superfícies, use um pano de microfibras, que ajuda a apanhar as partículas de poeira e sujidade, antes de poderem riscar ou arranhar os plásticos que são superfícies mais delicadas.

Por último, e já depois de ter higienizado o seu automóvel, lave sempre as mãos antes e depois de conduzir. Caso necessite de atestar o depósito de combustível, a maioria dos postos de abastecimento têm folhas de papel, e alguns luvas descartáveis, que deve usar. Em caso de não haver nenhum dos dois, use um lenço ou guardanapo de papel para segurar na pistola da mangueira. Com estes gestos estamos todos a contribuir para o combate a propagação da Covid-19.

Leave a Reply