Centro de Saúde já está a reagendar consultas programadas

06/05/2020

Centro de Saúde de S. João da Madeira já está a reagendar consultas programadas presenciais, de acordo com critérios clínicos e as recomendações nacionais. Numa primeira fase a prioridade é para os utentes com problemas que exigem uma maior urgência na reavaliação presencial, como diabetes insulinotratada ou descontrolada, doenças respiratórias e/ou cardiovasculares graves.

O Centro de Saúde de S. João da Madeira arrancou esta semana com o reagendamento das consultas programadas presenciais. Agora que transitamos do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, o reagendamento está a ser feito de forma gradual e de acordo com critérios clínicos e as recomendações nacionais. Numa primeira fase a prioridade é para os utentes com problemas que exigem uma maior urgência na reavaliação presencial, como diabetes insulinotratada ou descontrolada, ou doenças respiratória e/ou cardiovasculares graves.

“Todos os profissionais de saúde estão semanalmente a selecionar os utentes mais prioritários e estes serão contactados”. Assim, para as outras situações o Centro de Saúde pede para que cumpra as seguintes indicações:

Se necessitar de renovar a medicação crónica, da emissão de algum documento/atestado ou tirar dúvida com profissional de saúde é solicitado para que o faça via telefone ou e-mail. “Por favor não venha presencialmente à unidade para estas situações. Queremos evitar aglomerações desnecessárias. Cumpra o seu dever! Nós enviaremos os documentos via SMS, e-mail ou correio”, referem.

Se tiver febre, tosse persistente ou agravamento de uma tosse crónica ou falta de ar, contacte uma das linhas de apoio do ACES: 969414712, 914886444 ou 966753829. Estas situações serão atendidas na tenda militar/ADC (zona vermelha).

As consultas abertas (do dia) passam a ser realizadas no seguinte horário: 8h00-10h00 e 18h00-20h00. Estas consultas são para problemas agudos de saúde excepto os referidos no ponto anterior (febre, tosse ou falta de ar). Para aceder a esta consulta do dia é necessário que contacte primeiro a unidade/profissional de saúde através do contacto telefónico ou email. É sempre mais benéfico para todos quando é possível resolver a situação remotamente. Se tal não for possível, o profissional pedirá para vir à unidade. Apenas venha a consulta aberta sem validação caso não consiga contactar ou obter resposta de forma atempada.

Outro dos factores a ter em conta é que para qualquer consulta deve entrar sozinho. Apenas é permitido um acompanhante no caso de crianças ou pessoas dependentes. Todos os utentes devem colocar máscara cirúrgica à entrada da USF. Caso traga máscara de casa tem de trocar para a máscara cirúrgica fornecida na entrada.

Leave a Reply