
Campeonatos de Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol e Andebol terminam sem campeões e descidas
30/04/2020
Numa decisão conjunta das quatro federações foi decidido que os campeonatos que envolveram as equipas seniores destas quatro modalidades são dados como concluídos, não havendo campeões, nem descidas de divisão. Em relação ao apuramento das equipas que irão representar Portugal nas competições europeias, as federações decidiram apurar as equipas perante a classificação a quando da interrupção dos campeonatos. No hóquei em patins, a grande novidade é o facto da Sanjoanense ter conseguido o apuramento para a WS- Europa, antiga Taça CERS, logo no ano de regresso à 1ª divisão. Há também novidades no andebol, que davam quase como certa a subida dos alvinegros à 1ª divisão, no entanto, e perante o comunicado emitido ontem pela federação da modalidade, a Sanjoanense terá que disputar uma liguilha de acesso, juntamente com o Póvoa Andebol e o Almada, subindo duas equipas ao primeiro escalão.
Chegou ao final a época desportiva para as equipas seniores de Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol. Numa decisão conjunta das quatro federações, foram dados como concluídos os campeonatos, sem que haja campeões, nem descidas de divisão. Já em relação à decisão sobre as equipas que irão representar Portugal nas competições europeias, a classificação à data da suspensão dos campeonatos é que dita as equipas apuradas.
Neste caso, no hóquei em patins, a grande novidade é a classificação da Sanjoanense, que com a 8ª posição, consegue o apuramento para a WS- Europa, antiga Taça CERS, logo no primeiro ano de regresso ao primeiro escalão da modalidade. Os alvinegros estavam a fazer um excelente campeonato, surpreendendo toda a gente, principalmente devido ao facto de ter um plantel jovem. Com este desfecho, os bons resultados permitem-lhe agora sonhar com a participação europeia, que nesta altura ainda está por confirmar por parte da direção do clube.

Entretanto, a direção do clube emitiu um comunicado, em que assegura que este não era o desfecho que previam no início da época. “Nem nas mais remotas previsões se imaginava que a época desportiva seria interrompida por algo desta magnitude. Infelizmente, esta pandemia tomou proporções demasiado grandes para arriscar um regresso à competição, e a saúde pública sempre esteve e sempre estará em primeiro lugar. Foi decidido portanto, com a concordância unânime de todos os representantes de clubes da 1ª Divisão, que a época desportiva 2019/20 não reunia as condições necessárias para ser retomada”.
A direção aproveitou para fazer um balanço do que foi feito até ao momento da suspensão do campeonato, lembrando que a Sanjoanense competiu este ano “na melhor e mais competitiva liga de hóquei em patins do mundo, com o estatuto de recém-promovida. Conseguimos competir com as melhores equipas do mundo, conseguimos fazer frente aos “grandes” de Portugal e surpreendemos o campeão europeu em título no nosso Caldeirão. São acontecimentos ainda muito bem presentes na memória de todos e que nos levam a crer que podíamos vir a fazer coisas ainda mais bonitas este ano, junto dos nossos adeptos. Estando impossibilitados de dar continuidade a esta época desportiva, resta-nos agradecer a todos os que nos acompanharam: sócios, adeptos, parceiros e a todos os amantes de hóquei em patins que nos acompanharam de norte a sul de Portugal por esses pavilhões fora”, conclui.
Já no andebol, e para surpresa dos dirigentes da Sanjoanense, o clube terá de ir disputar uma liguilha a três, para apurar duas equipas que vão subir à 1ª divisão. Sanjoanense, Póvoa Andebol e Almada, vencedores das respetivas primeiras fases, terão de disputar uma liguilha, que está agendada para setembro, ainda antes do início dos campeonatos. Em cima da mesa estava a possibilidade de subirem os dois primeiros classificados da fase final, mas não foi isso que se veio a verificar, para descontentamento dos homens de S. João da Madeira, que não se revêem na proposta da federação, que não permite que os clubes preparem um plantel atempadamente com a certeza de qual a divisão em que irão participar.

A medida é polémica, até porque os jogos são disputados pouco tempo antes do arranque dos campeonatos 2020/2021, não permitindo uma preparação atempada focada num campeonato de primeiro ou segundo escalão. Perante esta decisão a incógnita é muito grande. E, falta agora saber qual a reação dos clubes envolvidos, que, em alguns casos já estavam a preparar a próxima época, fazendo contratações. No caso do Póvoa Andebol já havia contratado o guarda-redes do ABC e da seleção nacional, numa clara aposta de vir a disputar a 1ª divisão na próxima época. Esta decisão poderá agora por em risco todos os contactos e possíveis contratações para a próxima época, devido à incerteza de qual campeonato irão disputar. Iremos aguardar uma reação oficial da Sanjoanense sobre a decisão.