Câmara da Feira convida cidadãos a discutir o futuro da cidade com mais participação

08/06/2021

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira convida os cidadãos a discutir o futuro da cidade e a participar na vida local através do projeto de democracia participativa Active Citizens, integrado no programa europeu URBact, do qual o município feirense é parceiro.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira convida a população a discutir o futuro da cidade e a participar na vida local, em áreas de intervenção diversas, sublinhando a importância de informar, dar voz aos cidadãos e criar condições para que as suas ideias sejam ouvidas e consideradas. Esta mensagem foi reforçada no primeiro encontro presencial do grupo local do projeto Active Citizens, integrado no programa europeu URBact, do qual o Município é parceiro.

A primeira reunião presencial deste grupo local, criado para repensar o território através de um processo de cocriação, desde a conceção de uma ideia até à sua concretização, realizou-se no dia 2 de junho, mas ao longo do último ano foram realizados seis encontros online, centrados em diferentes temáticas: identificação de problemas no território; metodologias de participação do cidadão na vida local; desafios participativos da rede Active Citizens; seleção dos desafios para o território; e definição de um plano de ação até agosto de 2022, para além de uma visão mais alargada para os próximos dez anos, que inclui diferentes formas de participação.

Vereadora da Educação, Cristina Tenreiro participou no primeiro encontro presencial

A vereadora da Educação, Cristina Tenreiro, que participou neste primeiro encontro presencial, onde começaram a ser delineadas ações concretas de pequena escala para desenvolver no terreno com a participação ativa dos cidadãos, salientou a importância deste projeto na discussão e reflexão da cidade, dando voz a quem diariamente usufrui dela. “Informar e partilhar informação significa valorizar e dar competências aos nossos cidadãos, que por sua vez trazem ideias inovadoras para estes encontros”, frisou, lembrando que “vivemos uma fase de mudança pessoal, profissional e urbana, sendo fundamental reequacionar o futuro perante este novo paradigma e os desafios que nos coloca”.

A metodologia do projeto Active Citizens assenta na cocriação entre decisores políticos, técnicos municipais, entidades públicas e privadas e cidadãos, desde a identificação do problema até à sua resolução, perspetivando o desenvolvimento sustentável e atrativo dos territórios. Nos encontros já realizados foram apresentadas preocupações relacionadas com a adaptação do Município aos novos estilos de vida dos feirenses, a identidade do território, o transporte e a mobilidade, o associativismo ambiental e o planeamento dos espaços verdes.

O grupo local Active Citizens assume-se como um laboratório urbano de ambiente experimental, que visa planear e realizar ações de pequena escala com os feirenses, através da experimentação e exploração de novas ideias e modos de cooperação com diversos atores locais, valorizando e alimentando o talento e os contributos de todos para um desenvolvimento sustentável e inclusivo de Santa Maria da Feira.

O envolvimento e participação da população será relevante para a afirmação e consolidação deste projeto de cidadania ativa e participativa, pelo que a Autarquia convida todos os cidadãos feirenses, interessados em dialogar sobre estas temáticas e sobre a sua visão para Santa Maria da Feira, a participarem nas reuniões mensais do grupo local Active Citizen. Para mais informações e inscrições, devem contactar através do número 91 9923472 ou email relacoes.internacionais@cm-feira.pt.

Liderado pela cidade francesa de Agen, o projeto Active Citizens, financiado pelo programa URBact, (comparticipação FEDER de 85 por cento), é constituído por uma rede de oito cidades europeias, criada para ajudar a enfrentar os desafios da governança local, nomeadamente a promoção da democracia participativa.

Related Posts

Food for Thought debateu o consumo sustentável em Santa Maria da Feira
Perlim fechou portas com recorde de visitantes
Arrancou esta quinta-feira a programação da Festa das Fogaceiras

Leave a Reply