
Bombeiros da Feira já são centenários
02/05/2021
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira celebraram este sábado, 1 de maio, o seu centenário. Apesar da pandemia, a data foi assinalada com uma sessão na Biblioteca Municipal que contou com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
No passado sábado, 1 de maio, os Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira celebraram o seu 100º aniversário. “Cem anos ao serviço da comunidade, a defender pessoas, bens, animais e florestas, é indiscutivelmente um feito notável, que merece ser celebrado, enaltecido e reconhecido por todos, sem exceção”, referiu o presidente da Câmara, Emídio Sousa, na sessão comemorativa que decorreu na Biblioteca Municipal.
O edil feirense enfatizou o mérito do trabalho humanitário assegurado pelos bombeiros voluntários e recordou o Regulamento de Concessão de Benefícios Sociais recentemente aprovado pela autarquia, destinado às três corporações do concelho, bem como à delegação de Sanguedo da Cruz Vermelha.

Aproveitando a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o presidente da Câmara apelou ainda a uma maior atenção do Governo aos incêndios urbanos e industriais, alertando para a carência do território em matéria de equipamentos de socorro fundamentais, como a autoescada, que implicam avultados investimentos. “Esta seria, seguramente, uma das mais pertinentes e merecidas prendas de aniversário que uma instituição que celebra um século de vida ao serviço da comunidade poderia receber”, concluiu o autarca.
Das cerimónias fez ainda parte a inauguração de um novo veículo de desencarceramento e um mural que cobre toda a fachada nascente da Casa Escola dos Bombeiros Voluntários da Feira. “Auxilio no Perigo”, assim se designa o mural da autoria de Godmess, nome artístico de Tiago Gomes e que está integrado na 20.ª edição do Imaginarius, teatro de rua da Feira.