
BE denuncia descarga poluente na Feira
28/06/2020
O Bloco de Esquerda denunciou descarga poluente em linha de água na cidade de Santa Maria da Feira. Na sequência da ocorrência, os responsáveis do partido alertam para a necessidade de limpeza das linhas de água do concelho, bem como alertam para a escassez de meios humanos no Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do posto da GNR da cidade, que não terão podido acorrer ao local no próprio dia.
O Bloco de Esquerda (BE) informou, através de comunicado, que teve conhecimento que ocorreu no passado dia 23 de junho uma descarga poluente numa linha de água que recebe as águas pluviais provenientes da urbanização de Santo André, na cidade de Santa Maria da Feira
Segundo-se se lê na nota enviada, os responsáveis do BE foram “alertados por vários cidadãos que residem nas redondezas para mais este atentado ambiental. Uma vez mais se confirma a necessidade de limpar as linhas de água existentes no concelho de Santa Maria da Feira para melhor detetar a proveniência destas descargas poluentes”.
Na sequência dessa denuncia, o partido diz também ter sido informado que um cidadão terá de imediato contactado o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do posto da GNR de Santa Maria da Feira, mas que terá sido “aconselhado a ligar no dia seguinte” porque, segundo lhe terão informado que, naquele dia, não havia elementos do SEPNA no posto da GNR disponíveis para se deslocarem ao local.
Para o BE, esta situação revela a escassez de meios humanos do SEPNA no concelho, que lembram ser o mais populoso do distrito de Aveiro. “Estas descargas ao fim do dia demonstram que os prevaricadores percebem a que horas podem cometer o crime para ser quase impossível a sua detecção”, conclui a nota do partido que já questionou o Governo sobre a matéria.