Avistadas alforrecas nas praias de Ovar

05/09/2020

Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz alertam para o aparecimento de Alforrecas / Medusas, nas praias do concelho de Ovar. Nesse sentido, e por tratar-se de um animal que pode libertar um líquido, potencialmente urticante e perigoso, pede-se a quem o avistar para evitar o contacto e avisar de imediato o nadador salvador ou as autoridades.

Foram avistadas Alforrecas/Medusas nas praias do concelho de Ovar. O alerta foi dado esta manhã pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, que lembram que este animal de aspeto gelatinosoe com tentáculos, também conhecido como águas-vivas, podem ter diferentes tamanhos, formas e cores, e podem libertar um líquido, potencialmente urticante e perigoso.

Nesse sentido, quando avistar este tipo de animal deve afastar-se e evitar o contacto e avisar o nadador salvador, ou as autoridades locais. Já em caso de ser picado, deve sair rapidamente da água, dirigindo-se de imediato ao nadador salvador e deverá ter em conta os seguintes conselhos para prestar os primeiros socorros: “não esfregar ou coçar a zona atingida para não espalhar o veneno; não usar água doce, álcool ou amónia; não colocar ligaduras lavar com cuidado com a própria água do mar; Retirar com cuidado os tentáculos da água viva (caso tenham ficados agarrados à pele) utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico ou água do mar; se possível, aplique bicarbonato de sódio misturado em partes iguais com água do mar; aplicar frio (água do mar gelada ou bolsas de gelo) no local atingido para aliviar a dor (o gelo não pode ser aplicado diretamente na pele, deve ser enrolado num pano); tomar um analgésico para aliviar a dor; e por último aplicar uma camada fina de pomada própria para queimaduras”.

Leave a Reply