
Autarquia sanjoanense vai oferecer máscaras comunitárias a munícipes
08/05/2020
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira anunciou esta terça-feira que vai oferecer máscaras a todos os munícipes. Trata-se de um investimento de cerca de 30 mil euros em máscaras comunitárias que estão a ser fabricadas pela empresa local ERT Têxtil. Esta é uma medida que tem vindo a ser seguida por diversos municípios do país, que ganha mais força após a obrigatoriedade do uso de máscara em diversos locais públicos.
A Câmara Municipal de S. João da Madeira vai avançar com a distribuição de máscaras comunitárias por toda a população, numa iniciativa que para lá de pretender sensibilizar para o cumprimento das regras sanitárias que estão em vigor, no âmbito da pandemia de Covid-19, vem também como forma de ajudar aqueles que terão maior dificuldade na aquisição das mesmas, numa altura em que a obrigatoriedade do uso começa a estar generalizado.
“Vamos distribuir uma máscara comunitária por cada munícipe que permite mais do que uma utilização”, esclareceu em conferência de imprensa o presidente da Câmara Jorge Sequeira, que assegurou ainda que elas serão entregues em casa dos munícipes numa embalagem contendo instruções”.

Esta medida que já foi implementado por diversos municípios junta-se a outras duas iniciativas de oferta de máscaras descartáveis que a autarquia também já está a desenvolver à entrada do Mercado Municipal e dos Transportes Urbanos (TUS), com o intuito “de ninguém ficar impedido de aceder por não ter máscara”. A oferta, que ao mesmo tempo etm também características pedagógicas, acontece apenas até ao próximo sábado, dia 9 de maio.
Paralelamente, foi também anunciado pelo presidente da Câmara, um acordo com a Associação Comercial de S. João da Madeira (ACSJM) para uma parceira na distribuição de viseiras e máscaras comunitárias a todos os comerciantes da cidade. As duas instituições estiveram reunidas esta segunda-feira, onde o presidente da Associação Comercial, Paulo Barreira falou desta ação, que a autarquia abraçou de imediato, disponibilizando-se para doar as viseiras e logisticamente contribuir na distribuição das mesmas, juntamente com a ACSJM.