
Assinado o auto de consignação da requalificação do Cineteatro Caracas
23/04/2020
A Câmara de Oliveira de Azeméis assinou, esta quinta-feira, 23 de abril, o auto de consignação da empreitada de reabilitação do Cineteatro Caracas. A empresa a quem foi adjudicada a obra tem, agora, um prazo de 450 dias, incluindo sábados, domingos e feriados, para executar a obra no valor de cerca de 4.947 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou hoje, 23 de abril, o auto de consignação da empreitada de reabilitação do Cineteatro Caracas. A empresa a quem foi adjudicada a obra tem, agora, um prazo de 450 dias, incluindo sábados, domingos e feriados, para executar a obra no valor de 4.947.105,09 euros. Com a consignação da obra foi dado o último passo para a autarquia avançar com a requalificação do principal equipamento cultural da cidade de Oliveira de Azeméis.
“Finalmente vamos avançar com uma obra desejada há muito tempo pelos oliveirenses transformando o cineteatro num equipamento moderno, funcional e dotado com todas as condições de conforto e segurança”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, em nota informativa.

O projeto prevê uma remodelação profunda no edifício conferindo-lhe uma nova linguagem arquitetónica e melhorando as condições físicas e técnicas. Contempla ainda, a criação de novos espaços como um pequeno auditório e uma sala polivalente, flexibilizando a sua utilização ao nível das atividades culturais.
Entretanto, estão salvaguardada as questões de segurança, tendo em consideração o facto do imóvel já contar com mais de 50 anos, e haver uma ausência de obras. Nesse sentido, será criada uma nova saída de emergência para a Rua Carlos Osório.
O projeto prevê ainda um ligeiro aumento da área de implantação através da criação de dois pisos técnicos e da ampliação da torre de palco. A requalificação releva ainda as questões térmicas e de consumo energético e dá especial atenção aos espetadores de mobilidade condicionada.