Aprovado apoio financeiro para esterilização de animais errantes

28/07/2020

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) aprovou a candidatura à esterilização de animais apresentada pelo Centro de Recolha Oficial/Canil Intermunicipal da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM). Esta aprovação vai permitir um apoio financeiro que se destina à realização de campanhas de esterilização de animais errantes.

Foi aprovado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) um apoio financeiro que se destina à realização de campanhas de esterilização de animais errantes que a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) tem vindo a implementar visando o controlo da sobrepopulação animal.

Recorde-se que já desde 2017 foram realizadas mais de 650 esterilizações no contexto do cumprimento da lei que determina a esterilização dos animais que não sejam reclamados no prazo de 15 dias, a contar da data da sua recolha. A este procedimento segue-se o encaminhamento dos animais para adoção. Neste sentido, os presidentes de Câmara dos seis concelhos que integram a AMTSM (Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra) veem com satisfação a aprovação da candidatura mantendo-se determinados em sensibilizar a população para os benefícios da esterilização de animais de companhia “disponibilizando meios que promovam o bem-estar animal e criem melhores condições para um ambiente mais higiénico e saudável nos lares”.

AMTSM continua a diligenciar a implementação de Programas de Apoio à Esterilização de animais errantes

Por isso, os municípios da AMTSM vão continuar “a diligenciar a implementação de Programas de Apoio à Esterilização de Canídeos e Gatídeos, promovendo o acesso a serviços médico-veterinários cirúrgicos destinados àquele fim”, referem.

Leave a Reply