Aprovada proposta do PSD/CDS-PP que apoia a Sanjoanense rumo à Europa

08/07/2020

Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou por unanimidade proposta da coligação PSD/CDS-PP, que visa ajudar a Associação Desportiva Sanjoanense nas despesas de participação nas competições europeias de hóquei em patins da próxima época. Este era um sonho dos amantes do clube e da modalidade, que chegou a estar em risco por falta de capacidade financeira do clube para efetuar a inscrição e custear as despesas inerentes de cada eliminatória. Agora, com a aprovação desta proposta, em reunião de Câmara Municipal, o clube assegura a possibilidade de participação nas competições europeias.

A equipa de hóquei em patins da Associação Desportiva Sanjoanense alcançou o apuramento para as competições europeias, na próxima época, feito que surge quase 30 anos depois da última participação. No entanto, a possibilidade de participação foi colocada em causa pela direção do clube, devido a dificuldades financeiras que permitissem efetuar a inscrição e custear as despesas inerentes de cada eliminatória. Mas, como a vontade de sócios e simpatizantes do clube, em voltar a ver a Sanjoanense nas competições europeias era muito grande, colocaram pés ao caminho e lançaram uma petição de apoio à concretização desse sonho, que reunião cerca de seis centenas de assinaturas.

Nesse sentido, e percebendo do significado e dimensão da questão, a coligação PSD/CDS-PP apresentou uma proposta em reunião de Câmara Municipal, com o intuito de tornar viável essa vontade. A proposta foi a discussão e votação esta terça-feira, 30 de junho, e acabou por ser aprovada por unanimidade. O Terras Santa Maria teve acesso à proposta da coligação, que destaca o facto de S. João da Madeira ter sempre vivido “com paixão o desporto e particularmente o hóquei em patins, que teve o seu período dourado no ano de 1986, com a Sanjoanense a vencer a Taças das Taças. Uma histórica ligação que pode ser revivida com o apuramento para a Taça WS-Europa”.

Os vereadores dos dois partidos da oposição não ficaram indiferente aos argumentos apresentados que consideram válidos, bem como reforçam ainda o facto de “o clube seguir também uma política de valorização da formação, permitindo que vários atletas das camadas jovens sejam a base da equipa que hoje tão bem representa a camisola e mística da Sanjoanense”, pode ler-se no texto que acompanha a proposta.

Sanjoanense de regresso às competições europeias 29 anos depois

Paulo Cavaleiro, vereador da coligação, adiantou ao Terras Santa Maria ter a consciência da conjuntura atual, que “iria tornar muito mais difícil a concretização desse objetivo, bem como a retração da economia e a pouca disponibilidade financeira da parte das empresas para apoiarem o clube”. E, por perceber essas dificuldades, e ao mesmo tempo considerar tratar-se de uma aposta estratégica para S. João da Madeira, “pelo retorno que esta participação europeia poderá trazer para a cidade”, diz terem ponderado todos os prós e contras e pediram que a Câmara Municipal clarificasse se teria disponibilidade para apoiar a Sanjoanense na participação nas competições europeias, tendo em linha de conta que o custo de cada eliminatória está estimado entre os 5.000 e os 7.500 euros.

Assim, a coligação, propôs que “o Município comparticipe até 80% dos custos de participação da equipa de hóquei em patins da Sanjoanense nas competições europeias”, uma solução que o vereador da coligação PSD/CDS-PP considera ser “equilibrada e pode garantir à Sanjoanense saber com o que conta e ir atrás de arranjar patrocínios, para completar a restante verba que fica a faltar”, ficando a Câmara de braço dado com o clube.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira assegurou que a verba atribuída pela subida, no valor de 5000 euros “está já assegurada”, mas diz ter já falado com o presidente do clube e da secção, onde diz ter percebido que “o clube atravessa neste momento dificuldades financeiras”, tendo em consideração que os patrocinadores têm vindo a reduzir as verbas atribuídas. No seguimento desta conversa, garantiu “a intenção de apoiar a ADS”, e pediu uma alteração à proposta apresentada pela coligação, mudando o texto final para “propõe-se que comparticipe, em termos a definir com o clube, e tendo em conta as disponibilidades financeiras existentes, e as necessidades de cabimento, os custos de participação da equipa de hóquei em patins da Sanjoanense, nas competições europeias, considerando também a plurianualidade da competição e a trajetória da equipa, em termos a definir com o clube, e as disponibilidades financeiras da autarquia e as necessidades de cabimento”.

Desta forma foi aprovada por unanimidade a proposta da coligação PSD/CDS-PP, que assegura a participação da Sanjoanense na Taça WS-Europa, conseguida no âmbito da classificação alcançada pelo clube a quando da suspensão do campeonato, por via da pandemia da Covid-19.

Em relação ao plantel para a próxima época, só há a registar a saída de José Almeida para Hóquei dos Carvalhos, mantendo-se, para já os restantes jogadores, o que para o treinador alvinegro, Vítor Pereira “dá garantias de competitividade”, apesar de ter a noção da necessidade de “reforçar o entrosamento e a qualidade técnica dos jogadores”, concluiu.

Related Posts

Masters de andebol da Sanjoanense apuram-se para a fase final nacional
Humorista Pedro Neves é o candidato da coligação PSD/CDS à Junta de S. João da Madeira
Carla Rodrigues é a candidata da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Oliveira de Azeméis

Leave a Reply