24/05/2023
André Duarte, cantautor de 22 anos, natural de Cucujães, Oliveira de Azeméis, que em março de 2022 o Santa Maria Informação deu a conhecer em entrevista, lançou hoje novo single – “Pertencer a Alguém”, do seu EP de estreia “Meu Lugar”.
A 13 de março do ano passado o Santa Maria Informação deu a conhecer, em entrevista, André Duarte, cantautor de 22 anos, natural de Cucujães, Oliveira de Azeméis. Desde muito jovem que despertou para a música, bem como para as artes de palco onde, ainda em tenra idade, participou em musicais. As versões de temas conhecidos, mas alguns originais, que por vezes foi mostrando em pequenas atuações, e também apresentados nas redes sociais, com produções em vídeo de sua autoria, foram a porta para o mundo da música, onde começa avingar, depois de a 18 de março de 2022 ter lançado o seu primeiro single “Promessas”.
Hoje, dia 19 de maio, André Duarte edita “Pertencer a Alguém”, que segundo o próprio é uma canção que fala “principalmente sobre o medo que todes sentimos ao entregarmo-nos a alguém. Deixar que outra pessoa nos veja, sem filtros. Completos. Vulneráveis. Mas conta-nos também como este medo surge. De experiências passadas que correram mal, trauma, enfim… aquela bagagem pessoal que deixamos bem arrumadinha num canto qualquer da mente, mas que insiste em ficar lá. E ainda bem… é sinal que crescemos.”
Recorde-se que este single “Pertencer a Alguém” é o primeiro de dois temas presentes no EP “Meu Lugar”. O outro, é “Tempo de Parar”. André Duarte ainda continua a dar passos rumo à sua afirmação, mas tem na escrita uma das suas forças, que o próprio assume como uma “necessidade”. Para ele a Música é o seu “fio terra” e diz ser nela que “encontro paz e resolução para situações reais”. O músico refere ainda que estes dois temas surgiram muito próximos um do outro, “porque falam sobre a mesma relação, mas em fases diferentes. Pertencer a Alguém, apesar de ser um tema com uma melodia alegre, é uma música que veio de um sítio de dor, de um sentimento de traição. Já a Tempo de Parar é um hino à superação pessoal. É o entender de que ninguém vale mais do que a nossa própria estabilidade mental e emocional. É um momento. É um movimento. É voltar para dentro e arrumar a casa que é o coração e a mente. É cura.”
O EP “Meu Lugar” (que inclui os temas Pertencer a Alguém, Tempo de Parar, Tu Não Vês e Meu Lugar) já está disponível nas plataformas digitais.
Veja aqui o videoclip “Pertecer a Alguém”: https://www.youtube.com/watch?v=M5SulODFqp8