16/03/2022
O Andebolmania está de regresso a S. João da Madeira três anos após a última edição. Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19 o torneio foi cancelado. Este ano, entre os dias 13 e 16 de abril a cidade será novamente palco para a realização do maior evento desportivo, que apenas contará com a participação de 98 equipas. Em conferência de imprensa o responsável da secção de andebol da Associação Desportiva Sanjoanense, José Pedro Silva, lançou os primeiros dados da edição deste ano que para lá da redução do número de equipas anunciou que haverão outras novidades.
Foi precisamente em 2019 que se realizou a última edição do Andebolmania. Três anos depois, devido à pandemia da covid-19, o maior evento desportivo de S. João da Madeira volta a encher os pavilhões da cidade. Entre os dias 13 e 16 de abril vai-se respirar andebol na cidade conforme se percebeu na apresentação oficial da edição de 2022 do torneio, feita no passado dia 12 de março, no Pavilhão das Travessas. Os responsáveis do clube alvinegro aproveitaram a realização do jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, entre Sanjoanense e Sporting, para dar a conhecer as novidades desta edição que conta com algumas diferenças relativamente às edições anteriores. Desde já o facto de que em 2022 o torneio só contará com 98 equipas, uma redução significativa explicada por José Pedro Silva e que tem por base “as contingências dos últimos anos” motivadas pela pandemia da covid-19.
Apesar do número de equipas ser mais reduzido o dirigente garante que “voltamos com força e vontade de realizar novamente a festa do andebol”. O torneio será dirigido aos escalões de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-19 masculinos e femininos e este ano já não terá o habitual Best Trick Show, espetáculo que a organização do Andebolmania acredita que “estava a ser saturante”, e que será substituido pela realização de um jogo de exibição com “uma equipa de topo”. Entretanto, e no contexto de pandemia, José Pedro Silva alertou que todos os atletas participantes estarão sujeitos à apresentação de um “certificado digital válido” ou, em alternativa, “um teste realizado por um profissional de saúde nas últimas 24 horas antes do início do torneio”.
Quem também marcou presença nesta conferência de imprensa foi o presidente do clube, Luís Vargas Cruz, que se mostrou satisfeito com o regresso da competição, e nas suas palavras salientou o facto de se tratar de um torneio “com história na cidade, no distrito, no país e até na Europa”. Já por parte da autarquia, que se fez representar por José Fonseca, chefe de gabinete do presidente da câmara, apesar de estar confiante no sucesso do Andebolmania, denotou-se alguma reserva nas suas palavras, até porque este “será o primeiro teste” em eventos de grande dimensão do concelho nesta fase pós-pandemia. “Estamos um bocado receosos porque não sabemos o que nos reserva, mas acreditamos que vai correr tudo bem, até porque a organização já tem uma grande experiência ”.
O torneio arranca dia13 de abril e termina a 16, na semana da Páscoa, mas acontecerá precisamente logo após a realização do Torneio Interassociações de Sub-15 de futsal, que também regressa este ano a S. João da Madeira depois da paragem forçada.