
Alerta laranja devido a previsão de chuva persistente
31/10/2021
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o facto do distrito de Aveiro ir ficar sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, previsivelmente até à próxima segunda-feira, 1 de novembro.
De acordo com o IPMA, o distrito de Aveiro vai estar sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, previsivelmente até à próxima segunda-feira, 1 de novembro. Neste sentido, os serviços municipais de Proteção Civil da região estão a recomendar a tomada das necessárias medidas de prevenção, em particular na noite desta sexta-feira, 29 de outubro, e madrugada de sábado, 30 de outubro, mas que se podem prolongar até segunda-feira, 1 de novembro.
Esta alteração do quadro meteorológico, traduz-se na ocorrência de precipitação persistente e pontualmente forte. Entre os efeitos espectáveis, conta-se, designadamente, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas, bem como de queda de ramos ou árvores. A Proteção Civil assinala que o impacto desses efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda a adoção de medidas de autoproteção. Assim, os automobilistas devem adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, não devem ser atravessadas zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas, e é necessário ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.
Ter especial cuidado com a fixação de estruturas temporárias, garantindo uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, entre outras medidas.