
A partir desta 2ª feira, 4 de maio cemitérios reabrem de forma condicionada
03/05/2020
A partir de amanhã, dia 4 de maio, reabrem de forma condicionada os cemitérios e casas mortuárias em S. João da Madeira. A participação em funerais continua a ser limitada a 10 pessoas para além do conjugue ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins do falecido.
A partir desta segunda-feira, 4 de maio, e depois de ouvida a subcomissão municipal da Proteção Civil, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, determinou a reabertura dos cemitérios e casas mortuárias, nos termos do disposto no artigo 19.º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, que declara a situação de calamidade em todo o território nacional. Refira-se que esta abertura dos cemitérios implica a observância, por parte de quem frequenta esses espaços, das regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização no âmbito do combate à propagação da Covid-19.
Já em relação à participação em funerais e velórios, continua a ser limitada a 10 pessoas para além do cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins do falecido. No interior das casas mortuárias apenas podem estar presentes cinco pessoas em simultâneo, para além de funcionários e celebrante das cerimónias, com prioridade aos familiares e sendo obrigatório o uso de máscaras ou viseiras.
Outra das regras que é fundamental para se poder participar em funerais e velórios é que se devem manter entre si uma distância de segurança de, pelo menos, dois metros, regra que também se aplica aos atos praticados no interior das casas mortuárias e, bem assim, aos frequentadores dos cemitérios para outros fins.