A cultura volta à rua na Feira

07/08/2020

Através do projeto Cultur#ACT, o Município de Santa Maria da Feira apoiou, com uma dotação total de 50 mil euros, 23 projetos culturais, que serão agora apresentados de 15 de agosto até 27 de setembro. Os projetos incluem música, teatro, magia e espetáculos multidisciplinares realizados por artistas locais.

A pandemia fez parar o mundo inteiro e a Cultura foi uma das áreas mais afetadas. Agora que o desconfinamento se faz de forma gradual, o município de Santa Maria da Feira vai proporcionar aos feirenses, e visitantes, 23 projetos culturais para assistir em 15 freguesias do concelho. Durante os meses de agosto e setembro, vão ser palco para espetáculos de teatro, música, magia, em lugares como os claustros do Museu Convento dos Lóios (Feira), Porto Carvoeiro (Canedo), Parque de Lazer da Azenha (Arrifana), Jardim da Voltado a Poente (Romariz), entre tantos outros.

A bolsa de programação de projetos locais, apoiados pelo Município de Santa Maria da Feira através do programa Cultur#ACT, inclui artistas locais e projetos por si idealizados e submetidos, num total de 77 propostas recepcionadas. A próxima atividade acontece a 15 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, com a atuação de Elisabete Sousa. O espetáculo ‘Aquae Renovatae’ apresenta-se como uma desconstrução em cena da mais antiga tradição feirense – as Fogaceiras – com o intuito de questionar a transformação deste ritual e a sua evolução.

“De Pequenório se Torce a História” para ver em agosto

Agosto contemplará atuações de: Jeanneth Vieira, com ‘As Cores do Meu Coração’, Susana Santos e António Laranjeira, num dueto que exalta os grandes clássicos do fado, e Lécio Dias, que traz ‘Firgun’, com base no conceito sobre o sentimento de satisfação pelas conquistas de outrem. Ainda, Joana Vilar com ‘De Pequenória se torce a História’, um conto que vai mais além, Ana Filipa Gomes de Sousa com a pergunta ‘Do You See the Sound of the Saxophone?’, explorando a dicotomia entre som e imagem, e Daniel Padrão, com uma dose dupla de projetos: ‘Colourblind’, em conjunto com Inês Vieira, junta vozes com guitarra, e ‘Silvestre, o Só’ retrata dois viajantes do tempo que se deparam com a questão ‘O que nos faz feliz?’.

Já setembro traz ‘A Verdadeira História da Carochinha’, por Ana Carlos Almeida Fonseca, ‘Zacarias, o Grande’, o entertainer de renome que apresentará truques e ilusões com o seu assistente Ezequiel Mais ou Menos, e Fuck You Brass Band, uma das bandas itinerantes mais conceituadas do país. Susana Castro Santos convida, desta vez, o projeto Fado Inverso para mais fado com violoncelo, Diogo Divagações explora as palavras em Divagar Concêntrico e os Blue & White Strings Duet readaptam os seus concertos levando música às casas das pessoas. Haverá ainda uma partida de ténis na praça, um serão com histórias e um baile louco, além de dois corpos que expressam a poesia de Florbela Espanca.

Cultur#ACT é mais um projeto de apoio à Cultura, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, que se destina a combater as repercussões profundas no setor cultural, na atividade dos seus profissionais e na forma de fruir Cultura, causadas pela pandemia Covid-19. O projeto, que contou com um orçamento global de 50 mil euros, incentiva a troca cultural entre artistas e sociedade civil como uma ação de política pública que promova, afirme e fortaleça as comunidades, seus saberes e fazeres, dinamizando, de forma descentralizada, o espaço público e o património cultural e natural do território.

Leave a Reply