Esta madrugada entramos na hora de verão

28/03/2021

A hora muda esta madrugada. Quando for uma hora, deverá avançar os ponteiros do relógio em 60 minutos. Portugal entra na hora de verão, algo que não consensual. O primeiro-ministro, António Costa assegura que as alterações sazonais são para manter, apesar da Associação Portuguesa do Sono defender a abolição da mudança horária e a permanência na hora de inverno, que, segundo vários “estudos, tem efeitos benéficos para a saúde física e psicológica”, com “eventual repercussão sócio-económica positiva”.

Esta madrugada, quando o relógio indicar uma hora, os ponteiros devem ser adiantados 60 minutos, entrando-se no horário de verão. Esta não é uma alteração consensual. No entanto, desde 2018, que o primeiro-ministro português, António Costa, se diz favorável à mudança de hora, com base numa recomendação do relatório realizado pelo Observatório Astronómico de Lisboa, de agosto de 2018. Três anos depois, essa continua a ser a posição de Portugal.

Do lado de quem não concorda com esta alteração está a Associação Portuguesa do Sono (APS), que esta sexta-feira, em comunicado, defendeu a abolição da mudança horária e a permanência na hora de inverno. Segundo afirmam, e baseado em vários estudos, a manutenção no horário de inverno “tem efeitos benéficos para a saúde física e psicológica”, com “eventual repercussão sócio-económica positiva”. O horário de verão, pelo contrário, “tem diversos problemas a curto prazo: sono mais curto, pior desempenho profissional e escolar e maior frequência de acidentes cardio e cerebrovasculares e de acidentes de viação”. A associação alerta ainda que, a longo prazo, “há uma maior propensão para cancro, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas (como a Alzheimer), redução da imunidade e compromisso psicopatológico”.

Outro dos alertas deixado pela a APS está relacionado com o sono de crianças, adolescentes e jovens adultos, que asseguram ficar afetado com o avanço diário de uma hora, “podendo manifestar-se dificuldade no adormecimento de algumas crianças enquanto ainda é dia, agravamento da tendência para deitar mais tarde durante a adolescência; consequente tendência à redução do tempo de sono noturno durante os dias de aulas e aumento de compensação ao fim de semana”.

Apesar de continuar a não haver consenso, esta madrugada, entramos no horário de verão, até 31 de outubro, dia em que regressaremos para o regime de inverno.

Related Posts

Esta madrugada muda a hora

Leave a Reply