22/12/2020
Esta segunda-feira, 21 de dezembro, foi atualizada a distribuição geográfica dos casos confirmados de covid-19, com base nos dados a 14 dias, pela Direção-Geral da Saúde. Quase todos os concelhos das Terras de Santa Maria melhoraram, com a exceção de Oliveira de Azeméis que voltou ao risco extremamente elevado. Em sentido contrário está Vale de Cambra que desceu para risco elevado.
Foi hoje divulgada a listagem atualizada da distribuição geográfica dos casos confirmados de covid-19 na incidência calculada por 100 mil habitantes para o período entre 4 e 17 de dezembro. Na região das Terras de Santa Maria, a tendência foi para uma considerável melhoria, mas Oliveira de Azeméis voltou a piorar, regressando ao risco extremamente elevado, com 981 casos por 100 mil habitantes. Em sentido contrário está Vale de Cambra, que apresenta apenas 389 casos, e desceu ao nível de risco elevado.
De salientar que Espinho foi o concelho onde se verificou a queda mais significativa, e dos 1054 casos passou agora para apenas 667. Em relação a Santa Maria da Feira também se regista uma quebra, apresentado agora 747 casos por 100 mil habitantes. Destaque ainda para a descida em Arouca, que já só apresenta 565 casos por 100 mil habitantes. Por último, o concelho de S. João da Madeira estabilizou, e manteve, curiosamente, os mesmos 861 casos por 100 mil habitantes.
A incidência cumulativa a 14 dias corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente nos concelhos, tendo por base dados do Instituto Nacional de Estatística, a 31 de dezembro de 2019.
Apesar de o pico de novos casos de covid-19 a nível nacional já ter sido atingido, há concelhos onde a incidência ainda está a crescer, como foi o caso já descrito em Oliveira de Azeméis. Se compararmos os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com os anteriores, é possível verificar que 24 municípios viram o número de novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas mais do que duplicar.
Os dados divulgados esta segunda-feira pela DGS permitiram perceber que no total do país contam-se agora 156 concelhos onde o número de casos desceu nestes dois períodos em comparação e 131 onde as infeções subiram. Já nos restantes não houve alterações.