17/12/2020
A Magia de Natal em S. João da Madeira será celebrada com espetáculos transmitidos online através do Facebook da Câmara, entre 16 e 27 de dezembro, às 21h00 e às 17h00. Oposição questionou a ausência de animação na rua, que dizem que em nada contribui para motivar o comércio tradicional.
A programação, que é da responsabilidade da autarquia, apresenta uma diversidade de espetáculos natalícios que, na sua maioria, têm como protagonistas artistas e associações sanjoanenses. Paulo Cavaleiro, vereador da coligação PSD/CDS-PP, questionou na última reunião de Câmara Municipal a ausência de animação de Natal nas ruas. “Como podemos dizer que estamos a querer motivar o comércio tradicional, se depois não fizermos nada alternativo em relação àquilo que fizemos no ano passado?”, questionou em jeito de crítica. Para o vereador da oposição a Câmara devia “gastar alguma verba para encontrar uma solução de animação interessante”, até porque considera que esta iniciativa online “não tem nada que ver com a lógica de levar pessoas ao centro da cidade”.
Em resposta, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, afirmou que os eventos culturais só podem decorrer em recintos artísticos fechados, salvaguardando-se nas regras em vigor, que dizem que o limite máximo de pessoas na rua, no concelho, é de seis.

A animação de Natal envolve os agentes culturais da cidade contando com espetáculos de música, através da Banda de Música de S. João da Madeira, do Coro de Câmara de S. João da Madeira, Minda e amigos, Concerto de Santa Cecília, pela Academia de Música, entre outros, e a subida ao palco de Paulo Condessa, comissário do festival Poesia à Mesa, com um espetáculo poético. Deste leque de propostas, a comédia também faz parte, bem como o teatro.