
Grande Rota das Montanhas Mágicas vai passar a ter sinalética
25/11/2020
A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira – celebra contrato para a instalação de sinalética no âmbito da grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking.
Foi celebrado no passado dia 18 de novembro, entre a ADRIMAG e a FLOEMA, empresa de sinalética e equipamentos sustentáveis, o contrato de fornecimento e instalação de sinalética e estações de serviço para a implementação da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking. O ato oficial de assinatura do contrato decorreu em plena Serra da Freita, num dos locais de passagem da Grande Rota, a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação, e contou com a presença de representantes dos sete Municípios que integram o território Montanhas Mágicas: Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, José́ Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José́ Manuel Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Pedro Mouro, Vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, José́ Almeida e Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Pontes, Vereador da Câmara Municipal de Castro Daire e Pedro Semblano, Vereador da Câmara Municipal de Cinfães.
A Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso de BTT e pedestre, circular, com 230km de distância, que une os sete municípios do território Montanhas Mágicas. Esta Grande Rota atinge a altitude máxima de 1.209,5m e mínima de 53,7m, tendo um desnível acumulado positivo de 4.862,66m e um desnível acumulado negativo de 4.872,66m.

Margarida Belém, Presidente da Direção da ADRIMAG, transmitiu a satisfação de todos os municípios associados da ADRIMAG, presentes no ato da assinatura, referindo que “este é um projeto de grande importância para todos, não só́ pelo facto de unir os sete concelhos em torno da oferta de um produto turístico integrado, que envolve a prática de atividades desportivas com elevada procura (BTT e pedestrianismo), mas também por permitir a valorização económica dos recursos e do património natural e cultural de todo o território”. Salientou, ainda, que se trata de “um projeto com grande potencial para dinamizar a economia local” e refere que tudo será́ feito para que fique concluído e acessível ao público até ao final da primavera do próximo ano. Concluiu com um elogio à equipa técnica da ADRIMAG pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, e com uma palavra de estímulo aos presentes, fazendo votos para que o trabalho a desenvolver se faça com o mínimo de constrangimentos.
O projeto da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking é cofinanciado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.