13/10/2020
A partir desta terça-feira, 13 de outubro, o concelho de Santa Maria da Feira tem cancelados, por 14 dias, todos os eventos culturais devido ao número de infeções por Covid-19, anunciaram a autoridade local de saúde e a autarquia, numa altura em que registam 215 casos ativos. Presidente da Câmara considera que a situação exige alguma precaução, no entanto, opõe-se a medidas generalistas, que não analisem a especificidade das condições de realização de cada iniciativa concreta.
Esta terça-feira, 13 de outubro, a coordenação local de saúde de Santa Maria da Feira informou que o concelho, vai ter cancelados, por 14 dias, todos os eventos culturais, na sequência do aumento do número de casos positivos de Covid-19. A medida aplicada vai afetar essencialmente concertos, cujos organizadores já foram informados do cancelamento. Segundo a informação “todos os eventos a realizar a partir de 12 de outubro e por um período de 14 dias têm parecer desfavorável para a sua realização”.
Do lado da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, entende que a situação epidemiológica no concelho exige alguma “precaução”, tendo em linha de conta os últimos números divulgados, que indicam cerca de 215 casos ativos no concelho. No entanto, não é favorável à generalização das situações, referindo que seria oportuno que fossem analisadas as especificidades das condições de realização de cada iniciativa concreta.
Emídio Sousa é também crítico em relação ao controlo que a Direção-Geral da Saúde está a fazer no setor cultural, comparativamente com outras atividades, por vezes sujeitas a mais riscos. Nesse sentido, lembrou o facto de que os artistas também têm o mesmo direito a viver e a trabalhar, do que os outros setores de atividade.