Cemitérios abertos ou fechados no Dia de Todos os Santos?

13/10/2020

Permanece a dúvida quanto à abertura ou não dos cemitérios nas celebrações do Dia de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos, no âmbito do agravamento do número de casos positivos de Covid-19. Cada localidade está a decidir, não sendo consensual a decisão. Na região, Ovar já tomou a decisão e os cemitérios do concelho estarão encerrados, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Entretanto, os bispos portugueses pediram, esta segunda-feira, para que não encerrem os cemitérios nos dias 1 e 2 de novembro, para permitir às famílias os rituais de homenagem aos seus entes queridos falecidos, mas de forma condicionada.

A decisão de abertura ou encerramento dos cemitérios nas celebrações do Dia de Todos os Santos e Fiéis Defuntos, continua a ser uma incógnita, na maioria dos concelhos. Atendendo ao atual contexto pandémico da Covid-19, e para evitar a concentração de pessoas e consequente aumento da probabilidade de propagação do vírus, a questão está a ser colocada na ordem de trabalhos e, paróquias e autarquias encontram-se em conversação para tomarem a decisão mais adequada à situação atual. No caso de Ovar, já se adiantaram a todos os outros concelhos da região, e numa decisão conjunta da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e respetivas paróquias, os cemitérios do concelho estarão encerrados nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro.

No caso de S. João da Madeira, o pároco Álvaro Rocha, diz estar em conversações com a autarquia, até porque, “os cemitérios estão sob a sua jurisdição”, bem como em relação à liturgia de Todos os Santos, deixando para que seja o órgão autárquico a decidir.

Da parte da Igreja Católica, os bispos já apelaram às autoridades, esta segunda-feira, para que não encerrem os cemitérios nos próximos dias 1 e 2 de novembro, para permitir às famílias que possam seguir os rituais de homenagem aos seus entes queridos falecidos, sobretudo, numa fase em que estão já estão a haver condicionalismo nas exéquias fúnebres, impossibilitando por vezes a participação.

A diocese de Aveiro recomenda que não sejam feitas romarias nem celebrações nos cemitérios, nestes dois dias, mas para a Conferência Episcopal Portuguesa, é desejável que as cerimónias se realizem, embora com medidas suplementares de proteção, que devem incluir o uso de máscara obrigatório e o controlo do número de visitantes , estabelecendo um limite máximo.

Enquanto se aguarda por uma tomada de posição das câmaras municipais e juntas de freguesias na região, Ovar não só já decidiu, bem como anunciou que irá possibilitar a homenagem e ornamentação de sepulturas e jazigos de entes queridos, tendo alargado o horário de funcionamentos dos cemitérios, passando a funcionar das 7h00 às 20h00, entre os dias 17 e 30 de outubro.

Leave a Reply