
BE alerta para novo atentado ambiental na Feira
10/10/2020
O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre um novo atentado ambiental numa linha de água em Santa Maria da Feira. Segundo os responsáveis do partido, um popular terá detetado a existência de um “crime ambiental” numa linha de água da cidade, na passada quinta-feira, 8 de outubro, tendo comunicado de imediato ao Serviços de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
O Bloco de Esquerda alertou para o facto de no passado dia 8 de outubro, um popular ter detetado a existência de um “crime ambiental” numa linha de água na cidade de Santa Maria da Feira. Segundo os responsáveis do partido, o popular terá solicitado a presença do SEPNA, que rapidamente se deslocou ao local com dois agentes.
Em nota enviada às redações, o BE informa que os agentes do SEPNA tomaram conta de ocorrência, tendo-se deparado com um líquido verde a correr na linha de água e “bastante espuma”. Segundo a mesma nota, a situação deve-se “a uma descarga ilegal realizada para esta linha de água que ciclicamente é alvo de atentados ambientais”, acusam.
Ao que tudo indica, no dia seguinte, esta linha de água voltou a ficar verde e com espuma, o que levou o mesmo popular que denunciou a situação, ter alertado novamente o SEPNA. E, na sequência de mais este caso, o Bloco de Esquerda afirma que, cada vez mais, se confirma a necessidade de limpar as linhas de água existentes no concelho de Santa Maria da Feira “para melhor detetar a proveniência destas descargas poluentes. Entretanto, os deputados do BE, já questionaram o Governo.