
SMF Youth Talks foram um sucesso
28/09/2020
As SMF Youth Talks, em Santa Maria da Feira, são conversas de reflexão, contraditório e inspiração, que têm lugar em locais improváveis, através das quais se pretende potenciar momentos de aprendizagem, partilha, consciencialização e crescimento. Mais uma vez, e pelo número de participantes, foram um sucesso.
As SMF Youth Talks chegam ao fim, e o sucesso verifica-se, mais uma vez, pelo número de participantes que se inscreveram e participaram no evento. As temáticas abordadas – À Descoberta do Mundo, Inteligência Artificial e Novas Gerações – reuniram os mais curiosos em locais improváveis de Santa Maria da Feira nos dias 12, 19 e 26 de setembro.
Talvez o registo informal e particularidade dos participantes apenas serem avisados, por SMS, do local do evento 24h00 antes do mesmo acontecer, ajude a criar alguma expectativa por entre os jovens, com idades entre os 16 e os 30 anos, que marcaram presença nos sábados de setembro em locais improváveis do concelho de Santa Maria da Feira à procura de respostas sobre as temáticas da atualidade abordadas.
No dia 12 de setembro, a moderação da talk ‘” Descoberta do Mundo”, que decorreu nas margens do rio Inha em Canedo, ficou a cabo da jovem Rita Ribeiro e contou com os oradores Filipe Morato, responsável pelo blog de viagens “Alma de Viajante” e presidente da Associação de Bloggers de Viagens Portugueses, e João Amorim, responsável pelo projeto Follow the Sun e vencedor da 1.ª edição do concurso Associação Gap Year Portugal.

“Inteligência Artificial” foi o tema da talk do dia 19 de setembro, moderada pelo jovem Emanuel Alexis, envolvendo João Pedro Pereira, jornalista do Público e coordenador de projetos digitais, e Rita Ribeiro, diretora do Mestrado em Data Science na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora no grupo LIAAD do INESCTEC – Laboratório de Inteligência Artificial. A talk teve lugar na empresa Eurotagar em Arrifana.

Em último lugar, a talk “Novas Gerações”, que se realizou no Primário em Fiães no dia 26 de setembro, teve moderação do ex-Jovem Autarca Bruno Souza e contou com os oradores Joaquim Madrinha, editor responsável pelas áreas de investimento, inovação empresarial e empreendedorismo na revista Forbes, e Diana Carvalho, socióloga a fazer investigação no Centro de Investigação de Estudos de Sociologia – IUL/ISCTE nas temáticas da família, juventude e transições para a vida adulta.
As talks acolheram, no total, cerca de uma centena de jovens, o que demonstra o sucesso da iniciativa e dá o mote para a preparação da edição de 2021, cujas datas já estão estipuladas. No próximo ano, os dias 4, 11 e 18 de setembro, ficam já agendados para o regresso das conversas de reflexão, contraditório e inspiração, que têm lugar em locais improváveis, através das quais se pretende potenciar momentos de aprendizagem, partilha, consciencialização e crescimento.