17/09/2020
O Centro de atendimento à Covid-19, que havia sido transferido para Vale de Cambra, durante o mês de junho, poderá estar de regresso ao Centro de Saúde de S. João da Madeira. A questão foi suscitada pelo vereador Paulo Cavaleiro, da coligação PSD/CDS-PP, na última reunião de Câmara Municipal, tendo em conta o facto do aumento do número de casos positivos. “Num momento em que podemos vir a ter uma situação mais complexa, seria útil voltarmos a ter a estrutura que tínhamos cá”, alertou o vereador. Segundo o presidente da Câmara Municipal, essa possibilidade está a ser equacionada pela autarquia e pelo ACES Entre Douro e Vouga.
Até ao passado mês de junho, S. João da Madeira tinha um centro de atendimento à Covid-19, a funcionar no Centro de Saúde, que numa segunda fase, e com a diminuição de casos, foi transferido para Vale de Cambra. No entanto, o número de casos positivos voltou a atingir valores preocupantes, e a possibilidade de regresso a S. João da Madeira está a ser equacionada pela autarquia e pelo ACES Entre Douro e Vouga.
A questão foi suscitada pelo vereador Paulo Cavaleiro, da coligação PSD/CDS-PP, na última reunião de Câmara Municipal, onde alertou para o facto de “podermos vir a ter uma situação mais complexa”, sugerindo que a cidade “pudesse voltar a ter a estrutura que tínhamos cá”. Para o vereador da coligação, “não faz muito sentido que as pessoas tenham de se deslocar a Vale de Cambra, para depois serem reencaminhadas para Santa Maria da Feira”.
Recorde-se que a decisão da transferência para o Centro de Saúde de Vale de Cambra prendeu-se com o facto da baixa afluência, e com consequente libertação de um espaço no Centro de Saúde de S. João da Madeira, em detrimento de Vale de Cambra, onde havia capacidade para albergar esse tipo de atendimento.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, admitiu que essa possibilidade está em cima da mesa, “à luz da nova situação epidemiológica, mas ainda não está pronta qualquer medida para anunciar”.