Junta de S. João da Madeira cria loja de produtos típicos locais

02/09/2020

A Junta de Freguesia de S. João da Madeira cria loja de produtos típicos da cidade. A sala onde funcionava o “Espaço Internet”, que passou para a Biblioteca Municipal, é o local escolhido para esta loja, onde estarão à venda “produtos tipicamente sanjoanenses”, anunciou a presidente, Helena Couto.

Loja de produtos típicos de S. João da Madeira está a nascer nos Paços da Cultura. Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia, e muito em breve estará ao dispor de quem visita a cidade. Segundo a presidente da Junta da Freguesia, este novo espaço permitirá que quem vier a S. João da Madeira, faça compras de produtos locais, mas sem qualquer tipo de benefício financeiro para a junta, bem no centro da cidade. “O objetivo é a divulgação dos produtos de S. João da Madeira”, refere Helena Couto, que sugere aos visitantes a possibilidade de compra de chapéus do Museu da Chapelaria.

Sacos de feltro produzidos pela Dª Júlia

Outro dos produtos que vai estar em destaque neste espaço são os lápis e materiais produzidos pela Viarco, os produtos criados no Encontro de Ilustração, livros emblemáticos da cidade e um produto que diz ser “tipicamente sanjoanense”, que são os sacos feitos com os restos do feltro dos chapéus.”Só a Dona Júlia é que faz este tipo de sacos entrelaçados, e nós vamos ter aqui esse produto à venda, juntamente com a explicação sobre o processo de fabrico, e inclusive com a realização de workshops”.

Este espaço tem como data prevista de abertura ao público o final do mês de setembro, e Helena Couto diz estar recetiva para receber propostas para dar um nome à loja.”Já temos algumas ideias e tem de passar por algo ligado a S. João da Madeira, até porque trata-se de um espaço de divulgação dos produtos da cidade”, refere.

Leave a Reply