Escavação arqueológica para preservar património em Vale de Cambra

17/08/2020

Está a decorrer na Zona Industrial do Rossio, em Vila Cova de Perrinho, Vale de Cambra, uma escavação arqueológica da Mamoa 1 do Castro. Esta escavação, da responsabilidade de uma empresa especializada, é promovida pela Câmara Municipal, que desta forma quer desenvolver um trabalho de preservação do património.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra está a promover a preservação do património no seu concelho. Neste momento, encontra-se a decorrer na Zona Industrial do Rossio, em Vila Cova de Perrinho, a escavação Arqueológica da Mamoa 1 do Crasto. Segundo a autarquia, com esta intervenção “pretende-se estabelecer um conjunto de medidas de minimização de impactes resultantes da expansão da Zona Industrial do Rossio (Fases 3 e 5), nos termos da legislação em vigor, nomeadamente no que se refere à Mamoa, localizada em área de incidência direta de implementação de lotes”.

Esta intervenção está autorizada pela Direção Geral do Património Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte – DGPC/DRCN, e está a ser realizada pela empresa EON Indústrias Criativas, Lda. que procede à escavação integral do monumento e salvaguarda do espólio que eventualmente possa surgir e que passará a fazer parte da coleção de Arqueologia do Museu Municipal.

Leave a Reply