
Praia da Mâmoa atinge lotação máxima
19/07/2020
Praia da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, teve este domingo, 12 de julho, um dos dias com maior afluência de pessoas. Este espaço balnear, agora com Bandeira Azul, durante o dia chegou mesmo a ter hasteada a bandeira vermelha, que significa ter atingido o limite da sua lotação recomendada. O assunto foi tema de discussão no período de antes da ordem do dia da reunião de Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, realizada hoje, com o presidente da Câmara a reconhecer o problema e a afirmar que acompanhou a situação. “Foram várias as pessoas que me telefonaram, no entanto, tínhamos lá destacadas pessoas da Proteção Civil e pessoal do pelouro da Educação, a tentar gerir a situação, mas não é fácil, porque exige muito civismo. No entanto vamos falar de novo com a GNR”, assegurou Emídio Sousa.
Este domingo, 12 de julho, a Praia Fluvial da Mâmoa foi pequena para o número de pessoas que procuraram este espaço, agora com Bandeira Azul, para se refrescarem num dia bastante quente. A bandeira vermelha, relativa ao número elevado de pessoas chegou mesmo a ser hasteada, e foram muitas as imagens partilhadas nas redes sociais a denunciar o elevado número de pessoas na praia, supostamente não cumprindo com o distanciamento social aconselhado.
O assunto foi tema de discussão no período de antes da ordem do dia da reunião de Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, realizada esta tarde, com o vereador socialista, Délio Carquejo, a afirmar que estas “são situações que não nos deixam descansados e para as quais temos de ter uma forte intervenção, para que não se volte a repetir”, afirmou, admitindo, no entanto, que já hoje passou pela praia e que verificou uma intervenção da Proteção Civil e da Polícia.
O presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, reconheceu o problema e diz ter estado a acompanhar a situação. “Foram várias as pessoas que me telefonaram, no entanto, tínhamos lá destacadas pessoas da Proteção Civil e pessoal do pelouro da Educação, a tentar gerir a situação, mas não é fácil, porque exige muito civismo. No entanto vamos falar de novo com a GNR”, assegurou Emídio Sousa.
Vítor Marques, vereador responsável pela Proteção Civil, lembrou a recente atribuição da Bandeira Azul à Praia da Mâmoa, que leva a “uma maior procura e frequência”. No entanto, o vereador lembra que “não é de agora a presença da Proteção Civil. Já antes da época oficial, a 1 de julho a presença era assídua e diária”, acrescentando o facto da constante desinfeção do local quatro vezes ao dia.

“Ontem foi ultrapassado efetivamente o valor. Sempre que isso acontece, a partir desse momento tem sido sinalizado com a bandeira vermelha, ao que se segue uma sensibilização às pessoas, por parte dos funcionários”, referiu o vereador, que lembra que não podem proibir as pessoas, e que cabe à GNR atuar numa ação de sensibilização, tentando evitar que as pessoas, mesmo assim queiram ir à praia.
Vítor Marques adiantou ainda que em breve será marcada uma reunião do Conselho Restrito do Conselho Municipal de Segurança, que define efetivamente o policiamento de proximidade, quer da GNR quer da PSP, com o intuito de salvaguardar estas questões.
Por último, foi ainda adiantado pelo vereador do pelouro da Proteção Civil, que a praia irá passar a estar acessível para todos, especialmente no acesso à água, o que não acontece hoje. Vítor Marques referiu que para ultrapassar esta questão irá ser construída uma rampa, para quem tenha dificuldade de locomoção.