25/06/2020
O grupo alemão de distribuição alimentar Aldi vai construir um novo supermercado em S. João da Madeira. Projeto de arquitetura já foi aprovado pela Câmara Municipal, num investimento de cerca de 4,5 milhões de euros. Prevê-se que as obras arranquem no final deste ano ou no princípio de 2021. Este é um projeto do qual já se falava há alguns anos, mas que o anterior executivo nunca chegou a aprovar, tendo em consideração o facto do enquadramento urbanístico. Já na época o anterior executivo lembrava o cuidado a ter naquela zona.
O assunto já tem alguns anos, mas esta semana foi tornado público a aprovação pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, do projeto de arquitetura da construção de um supermercado do grupo alemão Aldi. Segundo a autarquia, o edifício irá acrescentar valor à paisagem urbanística na Avenida Renato Araújo, junto ao Hospital de S. João da Madeira, resolvendo a empena de um dos prédios que ladeiam o terreno, mas, segundo é possível perceber do projeto, mantendo a empena do edifício mais a norte.
A manifestação de interesse na construção deste supermercado já tinha sido demonstrada no anterior executivo, que sempre colocou à frente a preocupação do enquadramento paisagístico. Por se tratar de uma zona habitacional e já consolidada, a autarquia nunca chegou a aprovar essa intenção, arrastando-se no tempo essa vontade do grupo alemão. No entanto, a autarquia assegura que houve desenvolvimentos nessa matéria, de forma a encontrar uma solução que se enquadre na valorização urbanística, e por isso aprovou o projeto de arquitetura, que prevê ainda um espaço com componente de serviços.
O terreno em causa situa-se na Avenida Renato Araújo, lado nascente, e fica entre dois prédios de habitação. O investimento previsto é de cerca de 4,5 milhões de euros, e a confirmar-se será a quarta superfície comercial a nascer naquela artéria. A obra deverá arrancar no final deste ano, ou no princípio de 2021.