“Capacidade de resistência deixa sinal de esperança”

20/06/2020

Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, esteve esta sexta-feira, 19 de junho numa visita de trabalho em S. João da Madeira. Durante todo o dia visitou as instalações da ERT, seguindo-se a Rokefil, Faurécia, Cartonagem Trindade e a nova incubadora de empresas privada, Oliva 88, uma aposta de João Vilaça, que está em construção na Rua da Fundição, junta à Oliva Creative Factory. Da visita diz que “a capacidade de resistência dos empresários e dos trabalhadores, deixam-nos um sinal de esperança, pois olham para as dificuldades de hoje e tentam construir um caminho competitivo”.

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, esteve em S. João da Madeira, esta sexta-feira, 19 de junho, onde contactou com empresas do concelho, com destaque para aquelas que recentemente fizeram novos investimentos, ou que estão em fase de concretização. A convite da edilidade, o membro do Governo teve um dia bastante preenchido, começando a sua visita nas instalações da ERT, que está a recuperar o antigo edifício da antiga Califa, seguindo-se a Rokefil, que inclui ainda a Sacrofil, duas empresas de Carlos Costa, que estão neste momento a produzir e a comercializar máscaras descartáveis, a Faurécia, Cartonagem Trindade que incluiu a passagem pelas novas instalações e a nova incubadora de empresas privada, Oliva 88, um investimento de João Vilaça, o fundador da Creative System, que está em construção na Rua da Fundição, junto à Oliva Craetive Factory.

Novas instalações da Cartonagem Trindade

O secretário de Estado foi acompanhado nesta visita pelo presidente do IAPMEI e no final da visita deixou palavras de confiança no futuro. “A capacidade de resistência dos empresários e dos trabalhadores, deixam-nos um sinal de esperança, pois olham para as dificuldades de hoje e tentam construir um caminho competitivo”, referiu. João Neves falou ainda em sinais positivos, e na “enorme capacidade que temos em nos reinventar e nos projetarmos para o futuro”.

O secretário de Estado diz não ter recebido reivindicações da parte dos empresários, referindo que o que querem é “trabalhar em conjunto”, lembrando que quando “uma sociedade não o faz tem sempre mais dificuldades para ultrapassar as dificuldades”, garantindo tratar-se de um “sentimento comum”.

Visita à Faurécia

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, salientou também desta visita “os sinais de grande esperança e de grande confiança no futuro”. Alinhou pelo mesmo diapasão do governante, e reforçou a necessidade do trabalho em conjunto, “que é o que o Governo está a fazer, ouvindo as empresas, perceber as suas dificuldades, aspirações e estabelecer condições para um trabalho conjunto”. Para o autarca, “S. João da Madeira é uma cidade que tem a industria no seu ADN, e quisemos sinalizar esse momento difícil com esta visita”, agradecendo a presença do secretário de Estado.

Jorge Sequeira destacou ainda o facto da cidade já ter duas incubadoras de empresas públicas, Sanjotec e Oliva Creative Factory, dois projetos já bastante consolidados e impulsionadores de diversos projetos empresariais de sucesso, e que agora “vai passar a ter uma do setor privado, que se prepara para acolher novas ideias e novos empreendimentos”, referindo-se à Oliva 88, o projeto de João Vilaça, que se prevê que esteja concluído em setembro deste ano. O promotor diz tratar-se de “um espaço pensado a 10 ou 20 anos”, e que nem a Covid-19 “afasta os meus planos”, garante. Lembra ainda que “as crises trazem sempre oportunidades, e há imensas oportunidades em que nos vamos focar”.

Incubadora de Empresas Oliva 88

O edil aproveitou também a oportunidade para falar no volume de investimento empresarial e comercial registado no concelho nos últimos dois anos, que é da ordem dos 63,5 milhões de euros, incluindo empreendimentos já concretizados, em curso ou com projeto aprovado.

Leave a Reply