
Segunda Liga “não é caso fechado” afirma Feirense SAD
04/06/2020
Continua a polémica em torno da decisão da conclusão da campeonato da Segunda Liga, com a qual a CD Feirense SAD discorda. Ao contrário das últimas notícias vindas a público, o assunto está em discussão, garante a SAD feirense, em comunicado emitido esta quinta-feira, 4 de junho.
Avanços e recuos sobre a decisão tomada pela Liga para a conclusão do campeonato da Segunda Liga, geram dúvidas quanto à conclusão desta época e composição da próxima. Ao contrário do que consta das notícias, o assunto está em discussão, assegura a CD Feirense SAD, “discussão essa que ainda agora começou e que a CD Feirense SAD não vai deixar cair no esquecimento”.
Segundo o comunicado do clube feirense, “uma vez mais, a Liga invoca uma suposta decisão do Governo que não havia condições para a Segunda Liga ser concluída. A CD Feirense SAD aguarda por essa decisão do Governo, que o Presidente da Liga não apresentou aos seus associados”, acrescentando que a Direção da Liga “não tem, nem tinha, legitimidade, nem competências legais e estatutárias para decidir o que decidiu”, afirmam.
A SAD dos “fogaceiros” assegura que para que a Liga pudesse cancelar a Segunda Liga e estabilizar a classificação final, “teria que alterar o Regulamento das Competições, em sede de Assembleia Geral e não o fez”.
A CD Feirense SAD recorda que o que consta da ordem de trabalhos da Assembleia Geral da Liga, do próximo dia 8, é a ratificação das deliberações da Direção da Liga de 16 e 23 de março, de 5 e 7 de maio, relativas às medidas de resposta à pandemia de Covid-19, que incluíram a suspensão definitiva da Segunda Liga e a estabilização da classificação final. Além disso consideram que o Decreto-Lei 18-A/2020 de 23 de Abril está em vigor, mas o mesmo, o que permite, é a aprovação de alterações a qualquer regulamento de federações desportivas (não de Ligas) que podem, excecionalmente, produzir efeitos durante as épocas desportivas em curso.
Outra das constatações que os feirenses salientam é que a Assembleia Geral da Liga nunca aprovou as necessárias alterações regulamentares, que a Direção da Liga assumiu, ao cancelar a competição. E, no entender da CD Feirense SAD, a deliberação da Direção da Liga do passado dia 5 de Maio de 2020 “é ilegal, não fundamentada e precipitada”.

Nesse sentido, acreditam que, “face à estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento (veja-se o caso de desportos como o motociclismo, o surf, o atletismo e o ciclismo já começaram a anunciar o regresso das suas competições), ainda é possível disputar o que falta da Segunda Liga (veja-se o caso de outras Ligas profissionais Europeias com regresso agendado para o final de junho)”.
Em conformidade, a CD Feirense SAD apresentou à Mesa da Assembleia Geral uma proposta no sentido de mandatar a Direção da Liga para contactar o Governo e as Autoridades de Saúde, no sentido de se retomar a Segunda Liga em tempo útil, completando o que falta da competição na temporada de 2019/2020, ficando sem efeito as deliberações da Direção da Liga dos dias 5 e 7 de maio de 2020.
Com esta tomada de posição a CD Feirense SAD assegura que tudo irá fazer, para ver declaradas “as ilegalidades das deliberações da Direção da Liga, pugnando pelo seu direito de indemnização, para que possa ser ressarcida de todos prejuízos que teve e que irá ter, defendendo os seus interesses até às últimas consequências”, afirmam.

A CD Feirense SAD afirma que a Segunda Liga “não é caso fechado”, mas lamenta que desde 2 de maio, o Presidente da Liga não tenha promovido mais nenhuma reunião entre clubes da Segunda Liga. “A nós, nem sequer enviou uma mensagem ou efetuou qualquer telefonema durante este período”, assegura a direção da SAD, que lamenta ainda “este estranho silêncio e também as mais recentes explicações públicas da Liga sobre o final da Segunda Liga. Assuntos como estes deviam ser discutidos em sede própria, mas assim não o quiseram, criando, com esta postura, embaraços e clivagens entre os clubes e, em especial, com a Direção da Liga. Por tudo isto, fomos obrigados, mais uma vez, a falar publicamente sobre este assunto. A verdade é que houve um total desrespeito pela Segunda Liga e da verdade desportiva por parte do órgão que tem como obrigação a defesa das suas competições e dos seus associados”, afirmam.
O comunicado da CD Feirense SAD termina com a direção a entender que a maioria dos clubes não se pronunciem sobre o final da Segunda Liga, pelo facto de já terem os seus objetivos cumpridos, mas consideram que a Liga deveria dar o exemplo e defender o seu negócio, o futebol e os seus associados. “Nada disso tem acontecido para surpresa nossa e iremos questionar esta gestão”, concluem.