
Máscaras reutilizáveis começaram a ser entregues
03/06/2020
Mais de três semanas depois do anuncio da autarquia de S. João da Madeira, de entregar três máscaras de proteção individual reutilizáveis por habitação, eis que esta quarta-feira, 3 de junho as primeiras famílias começaram a recebe-las. Alvo de algumas críticas pela demora na entrega, a Câmara sanjoanense justificou com o atraso na certificação pelo Citeve.
O anunciado kit compostos por três máscaras e folheto com informação das características técnicas e instruções de utilização, começou a chegar às caixas de correio dos sanjoanenses, esta quarta-feira, 3 de junho. Recorde-se que foi a meados de maio, que o presidente da Câmara havia anunciado a medida e posteriormente feito uma visita à empresa sanjoanense ERT, responsável pela sua produção, no entanto, o processo de produção arrastou-se por mais de três semanas, por falta de certificação.
Esta demora foi alvo de algumas criticas, tendo em linha de conta a data do anúncio da atribuição. Mas, entretanto, esta semana a empresa recebeu a declaração de conformidade do Citeve, para utilização das máscaras no contexto da Covid-19.
O uso de máscara continua a ser obrigatório em espaços fechados e recomendado o seu uso sempre que se encontre em zonas em que esteja em contacto com outras pessoas. A medida surge assim como sensibilização para as regras sanitárias que estão em vigor e que provavelmente irão ficar implementadas no nosso quotidiano por tempo indeterminado.