Raridade ou velharia? Melhor ficar ligado!

12/04/2016

Velho ou antigo? Parece muito difícil saber, mas não é tanto. Talvez ao passa na calçada, ao lado de um carro caindo aos pedaços, nacional, você pode pensar em uma velharia. Para alguns, mais atentos, pode ser que você pode estar passando diante de uma preciosidade.

Não precisa ser um carrão europeu raro para ser uma antiguidade com valor. Um Golzinho 83, já pode ser uma raridade. Vai depender de como é feita a manutenção e os acabamentos.

mo_car_antigos01

Para que um carro velho vire um carro antigo, o maior objetivo de quem coleciona carros ou simplesmente quer ter um carro antigo em seu patrimônio, é a placa preta. Para isso acontecer, é preciso ir atrás da maior quantidade de itens originais possíveis. Para se ter direito a uma placa preta é preciso atinger de 80 a 100 pontos de originalidade, em um critério de conservação dos clubes de carros. O carro deve ter mais de 30 anos. Daí qualquer carro pode entrar nessa categoria. Basta ter a idade certa. Além disso, o dono do carro deve ser filiado a um dos 120 clubes de carros espalhados pelo Brasil, que segam associados à FBVA, Federação Brasileira de Veículos Antigos .

Placa preta

A placa preta, que caracteriza o carro de colecionadores, vai mudar. A partir de 2016, a famosa placa preta vai deixar de ser preta. Com a uniformização das placas no Mercosul, todas as placas terão o fundo branco e um nofo formato. O diferenciará as categorias será a cor das letras. As novas placas de colecionadores terão as letras em prata.

mo_car_antigos02

Para atender aos saudosistas e destacar os carros mais bem conceituados, a FBVA está trabalhando na criação de uma placa preta que exigirá mais originalidade dos carros e serão classificados como carros históricos. Essas placas deverão ser quadradas e ter também letras e números.

Sabendo disso, lembre-se de quando passar por uma velharia, você poderá estar diante de uma preciosidade mal cuidada. Fique esperto!

Related Posts

Lamborghini 12V
Novo hiperdesportivo da Lamborghini
Toyota desenvolve pilha para o Energy Observer 2020
Citroën no Rétromobile 2020

Leave a Reply