31/05/2020
“Feira Acolhe! Com Coração” é um projeto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que recebeu 13 alunos e serviu mais de 2 200 refeições durante o Estado de Emergência, ajudando a encontrar soluções para os filhos dos profissionais de saúde na fase inicial, e, posteriormente, para todos os profissionais da linha da frente no combate à Covid-19. Iniciativa chegou ao final esta quinta-feira, 28 de maio “com sentimento de missão cumprida”.
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira foi uma das primeiras autarquias do país a encontrar soluções para os filhos dos profissionais de saúde, na fase inicial, e, posteriormente, para todos os profissionais da linha da frente no combate à Covid-19, possibilitando que desenvolvessem, em pleno, a sua atividade, durante o Estado de Emergência. Foi neste âmbito que, logo a 16 de março, a autarquia implementou o “Feira Acolhe! Com Coração”. A iniciativa chegou ao final esta quinta-feira, 28 de maio, passando as mesmas respostas a ser asseguradas pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Durante cerca de três meses, três escolas do concelho, a EB Nº 2 de Santa Maria da Feira, EB Dr. Sérgio Ribeiro, em Lourosa e EB de Canedo, abriram portas para receber as crianças dos 3 aos 12 anos, filhos dos profissionais da linha da frente no combate à pandemia do novo coronavírus. Estas escolas foram preparadas e foi assegurada formação adequada para os cuidados de segurança a adotar pelos auxiliares e monitores, sendo desenvolvidos planos de atividades pensados para as diferentes faixas etárias dos alunos, dando assim forma ao projeto. Durante o período em que o serviço esteve disponível, participaram 13 alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos.

O “Feira Acolhe! Com Coração” envolveu, igualmente, uma outra vertente, não menos importante, assegurando refeições aos alunos mais carenciados, com o Escalão A, mas também aos profissionais de saúde que o pretendessem. Entre 16 de março e 28 de maio, foram servidas um total de 2 200 refeições, em várias escolas do concelho de Santa Maria da Feira, a EB Nº 2 de Santa Maria da Feira, EB de Canedo, EB 2, 3 de Arrifana, EB 2, 3 Coelho e Castro, EB 2, 3 AAA Lourosa, EB 2, 3 Fernando Pessoa, EB 2, 3 Paços de Brandão, EB 2,3 Argoncilhe, EB2, 3 Corga de Lobão e EB 2, 3 Santa Maria da Feira.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, realça a importância deste projeto para vários profissionais, numa altura que foram fundamentais para o país e que também eles precisavam de ajuda. “Agora, nesta nova fase, com a reabertura de creches e dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, e quase todos os setores da nossa sociedade, o Feira Acolhe deixa de fazer sentido,, mas não deixamos de dar resposta a estas crianças, passarão antes a ser asseguradas pelos vários agrupamentos do concelho”, explica o autarca, acrescentando que “este projeto diferenciador dará lugar a outros que se considerem necessários para que consigamos ultrapassar esta crise sanitária”.