Praias com semáforos para controlar acesso

16/05/2020

Num fim de semana em que as temperaturas estão a subir, uma ida à praia é mais do que apetecível. No entanto, as condicionantes para aceder ao areal são muitas. Para já, e enquanto não começa a época balnear, o acesso é permitido para pequenos passeios e para surfistas. E no verão vão haver novas regras, na sequência da pandemia de Covid-19. Entre as novidades destaque para o uso de uma espécie de semáforo que avisará se o areal tem espaço disponível para receber mais banhistas, segundo as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Este verão o acesso às praias vai estar sujeito a um conjunto de regras, na sequência da pandemia de Covid-19. No fim de semana em que as temperaturas já apelam a uma ida até à praia, ficou a saber-se que este ano o acesso estará condicionado a um número limite de banhistas, com base no respeito do distanciamento social obrigatório. Entre as novidades, destaque para uma espécie de semáforo que avisará se o areal tem espaço disponível para mais banhistas, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Sem nada ainda de definitivo, à saída da ronda de encontros entre os partidos e o Governo, em São Bento, foram conhecidos mais alguns pormenores das medidas de desconfinamento que o Executivo vai adotar.

Segundo André Ventura, do PAN, anunciou à imprensa, o Governo quer permitir o acesso às praias sem medidas coercivas, no entanto apela à disciplina dos portugueses. Para além da medida do semáforo, será calculado uma média de dez metros quadrados por pessoa, mas estas medidas estão ainda a ser debatidas internamente na Direcção-Geral da Saúde (DGS), e “não estão fechadas e, portanto, não há um prazo para o efeito”, referiu.

Para já, e enquanto não arranca a época balnear, é permitido o acesso à praia para pequenos passeios, e para a prática de desportos náuticos. Não sendo recomendado ficar deitado na areia a apanhar banhos de sol.

Leave a Reply