14/05/2020
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com a pandemia Covid-19, viu-se obrigada a repensar a sua relação com a comunidade e a melhor forma de satisfazer as necessidades da mesma. Assim, alvo de reorganização retoma os seus serviços com o empréstimo domiciliário de livros, em regime take-away, a partir de 18 de maio, assegurando todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde.
O empréstimo domiciliário de livros será, a partir de 18 de maio, possível ser feito em regime de take-away, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Para isso foram criados três postigos, cada qual reservado a uma função específica: devolução de documentos, que ficarão em quarentena de 10 dias, empréstimo de documentos e serviço de referência/cartão de leitor.
Segundo a autarquia feirense informa, tanto a devolução como o empréstimo só poderão ser efetuados com confirmação dos serviços da Biblioteca, após receção do formulário “pedido de empréstimo e/ou devolução de documentos”, disponível no site e Facebook, ou através de pedido por telefone ou e-mail.

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira disponibiliza, ainda, nesta primeira fase, um serviço delivery, de entrega de documentos ao “domicílio”, destinado às IPSS concelhias que receberão, a pedido, a visita do Bibliobus. O levantamento ou devolução dos documentos será feito no regime de postigo, não havendo contacto direto entre os prestadores e utilizadores do serviço. Os funcionários estarão protegidos com EPI e serão cumpridas as normas da Direção-Geral da Saúde.