
Que linda sua criança! Que nome você deu a ela?
10/05/2020
Todos nós temos manias. A maioria são inofensivas, mas há algumas que provocam consequências para toda a vida. O nome, por exemplo, é uma delas. Tem pais que não medem esforços para dar aos seus filhos os nomes mais estranhos. Muitas vezes essa criança inocente é salva por um funcionário do registo civil mais atento, mas nem sempre isso é um facto.
Eu já presenciei um caso, no nordeste do Brasil, em que o notário discutia com um pai que insistia em dar ao filho o nome de Júnior dos Santos. No Brasil, o termo júnior só é permitido quando o pai tem o nome que quer dar ao filho, por exemplo: o pai é João. O filho pode se chamar João Júnior, mas Júnior só, nunca. Com a minha ajuda, depois de quase uma hora, conseguimos registar um Antonio Pedro dos Santos. Esse teria sido um erro menor, afinal, Júnior nem seria um problema no futuro dessa criança, mas há casos em que o estrago é feito e ninguém salva essa pobre criança de um nome que a seguirá por toda a vida.
Imagine o que lhe pode parecer uma piada, mas imagine o que uma paixão ou uma insistência pode fazer! Veja alguns casos: Quando a Bayer, uma empresa alemã de remédios lançou, em 1956, a Cafiaspirina, um remédio para dores de cabeça, o nome caiu nas graças de um pai zeloso que decidiu que sua filha assim se chamaria: Cafiaspirina da Silva. Hoje deve estar com 64 anos e carregando essa dor de cabeça para sempre.
Não termina aí os caprichos de um casal de pais que não percebe o que fazem com seus filhos. Imagine, e é verdade, um pai que adorava Ava Garner e a mãe fã de Gina Lolobrigida e resolveram fazer uma homenagem. Daí surgiu o resultado desastroso: Ava Gina Dos Santos. A lista é interminável e o jeito é conviver com essa atrocidade ou apelar par uma troca de nomes, o que nem sempre é um processo muito fácil. Seguem mais alguns nomes curiosos: Chevrolet da Silva Ford, Izabel Rainha de Portugal, João Cara de José, Um Dois Três de Oliveira Quatro, Deus É Infinitamente Misericordioso (sim, isso é um nome próprio).

Em Portugal, também há excentricidades. Já passaram pelas conservatórias nomes que hoje fazem parte do dia a dia de várias pessoas, e esse nomes provavelmente são o resultado de pais apaixonados por factos e novelas de alguma época. O resultado é que temos, para nomes femininos: Liv, Pia, Or, Arline, Tesla, Penka, Melania (possivelmente Trump), Brooklyn, Excel (a aplicação mesmo!), Shakira, Ryhanna. Na tabela das aprovações de nomes masculinos sobressaem, entre outros, Hur, Summer, Iker, Bruce, Justice, Umar, Efraim, Zidane, Dylan.
Os famosos também tem sua vez!
São milhares desses desatinos que circulam entre nós, carregando nomes que não escolheram e que provavelmente não gostam. Então você pensa: isso foi no passado. Sim, muitos desses nomes não são mais aceites hoje. Mas, está completamente enganado! Esses nomes estranhos, são normalmente talhados em ambientes mais carentes, ou onde a ignorância se sobrepõe à razão. Mais recentemente, um caso veio à tona, de uma fonte muito improvável: Elon Musk, o magnata dono da Tesla, fabricante de carros eléctricos, investidor em tecnologias de alto nível, esteve nas manchetes dos jornais, não por causa de seus empreendimentos, mas por causa do nome que deu ao sua filho recém nascido: X Æ A-12 Musk.
Sim. É isso mesmo! X Æ A-12 Musk, esse nome indizível pertence a um saudável menino, filho de Elon e Grimes Musk. Claro que não bastava ser rico e excêntrico, tinha de ser louco também. Tudo bem, como disse antes, o estrago já está feito. Pelas leis da Califórnia, nos Estados Unidos, o nome pode ser registado e agora fica uma enorme dúvida. Como diabo se pronuncia o nome desse pobre coitado? Vamos tentar resolver isso também. Sei que vocês estão loucos para saber.
Segundo Elon Musk, o nome do bebé é uma espécie de fórmula: o “X” é uma letra que significa uma incógnita e se pronuncia como no inglês “éks”, o “Æ” se pronuncia como “ash” é a pronúncia élvica para amor ou inteligência artificial, o A-12 se pronuncia “ei tuélve” e pretende homenagear o Arcanjo 12, o avião que é o favorito do casal. Finalmente a parte mais fácil do nome é o apelido Musk. Você entendeu? Não? Nem eu… Só me preocupa se a moda pegar. Teremos sérios problemas para fazer chamadas em escolas, hospitais ou manicómios.
Quanta saudade de quando um nome bom era um nome comum, que todo mundo tinha. Afinal, qual o problema em ser João ou Paulo e todos os seus amigos também o serem?