Junta de Freguesia de Arrifana abre espaços públicos de forma faseada

04/05/2020

A partir deste domingo, 3 de maio, Portugal deixou de estar em Estado de Emergência e passou para o Estado de Calamidade. Nesse sentido, vários são os serviços públicos e privados que abrem portas, mas com regras de segurança bastante explícitas. No caso dos serviços públicos em Arrifana, a Junta de Freguesia anuncia que a sede está aberta a partir desta segunda-feira, 4 de maio e outros espaços públicos da sua responsabilidade irão começar a abrir de forma faseada.

A Junta de Freguesia de Arrifana informou que a partir desta segunda-feira, 4 de maio, e após Portugal ter passado de Estado de Emergência para Estado de Calamidade, no âmbito da pandemia da Covid-19, vários são os serviços da sua responsabilidade que vão passar a abrir ao público, mas de forma faseada, e respeitando as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde e tendo sempre presente a defesa da Saúde Pública e o bem-estar das pessoas.

Esta segunda-feira, são reabertos os serviços de secretaria da junta, no entanto será dada primazia aos serviços solicitados por via eletrónica ou por telefone. O atendimento presencial será feito a uma pessoa de cada vez, estando a porta da sede fechada, será obrigatório o uso de máscara de proteção ou viseira e deverá ser feita a higienização das mãos através de um dispensador existente na sede da Junta de Freguesia. Os fregueses deverão ainda de manter o distanciamento social, cumprindo com as marcações existentes no chão do edifício.

Cemitério Paroquial reabre a 6 de maio

Entretanto, outros serviços irão ser retomados ao longo deste mês. Na quarta-feira, 6 de maio, abre, a partir das 8h00 o cemitério paroquial, encerrando às 18h00. Será obrigatório o uso de máscara ou viseira e não serão permitidos ajuntamentos de pessoas, mantendo-se o distanciamento social. Os baldes e as vassouras serão retirados por medida de prevenção de eventuais contágios., e será feita uma monitorização diária com vista ao respeito pelo cumprimento das normas.

Cemitério Paroquial de Arrifana

Já em relação aos funerais, continua a não ser permitido a realização de velórios, as cerimónias fúnebres são restritas aos familiares diretos, até a um máximo de 15 pessoas no interior da capela, sendo também o uso obrigatório de materiais de proteção individual. o distanciamento social e a higienização das mãos. Não serão permitidos os cumprimentos fúnebres da parte de amigos, mantendo-se as cerimónias a serem realizadas de igual forma como agora, sem permissão de abertura dos caixões.

Também na quarta-feira, será aberta ao público a Zona de Lazer da Azenha, sendo só possível a utilização de equipamento de street workout, a uma pessoa de cada vez, não é permitido corridas coletivas, não são permitidos piqueniques, e apenas se podem fazer passeios de higienização e de manutenção individuais, até ao máximo de três pessoas, desde que cumpridas as regras de distanciamento social.

A partir de 11 de maio abrirá o acesso à Casa da Juventude, sendo que a porta estará sempre fechada, e apenas permitida a presença de duas pessoas, com o devido equipamento de proteção individual e higienização das mãos.

Mercados Dominicais regressam a 17 de maio

Por último, a 17 de maio, serão retomados os mercados dominicais, mas seguindo as normas e diretrizes da Direção-Geral de Saúde. Os feirantes terão de usar máscara ou visiera, luvas cirúrgicas devidamente preservadas, dispensador de álcool gel para os clientes, é obrigatória a desinfeção das mãos após o atendimento a cada cliente, sendo que só pode ser um de cada vez. No final da feira, cada feirante tem a obrigação de recolher todo o lixo produzido e depositá-lo nos contentores do lixo espalhados pelo recinto, mediante a imediata expulsão em caso de não cumprimento.

Mercados Dominicais regressam a 17 de maio

Já no que diz respeito aos clientes, são também obrigados ao uso de máscara ou viseira, manter o distanciamento social, proibido mexer nos produtos expostos, sem que tenha havido uma devida desinfeção das mãos, enão são permitidos ajuntamentos de mais de três pessoas. Todas estas regras serão monitorizadas pelos serviços da autarquia e das forças de segurança.

Leave a Reply