
Domingo vai trazer sol e subida de temperatura, mas não se aconselham grandes saídas
29/04/2020
Domingo, 3 de maio, será o primeiro dia após o Estado de Emergência, estando previsto para este dia uma clara melhoria do estado do tempo. Por isso, a importância do reforço das medidas de segurança são cada vez mais importantes, não sendo aconselhável um desaceleramento das medidas de segurança. No Alentejo são esperadas temperaturas acima dos 30ºC e a norte, no Porto, rondará os 22ºC e em Braga os 26ºC. Por isso com estas temperaturas a vontade de aceder a uma praia ou a um parque será uma grande tentação, à qual deverá resistir para bem da sua saúde.
Depois de 45 dias em que o país esteve em Estado de Emergência, no próximo domingo, 3 de maio será o primeiro dia após o levantamento das medidas de restrição. O fim das restrições poderá criar uma falsa sensação de segurança e com ele a ideia de que haverá uma diminuição do perigo de contágio. Associado a este facto, está também o anúncio de uma clara subida da temperatura, o que poderá levar a que muitas pessoas queiram aceder a uma praia ou a um parque. Nesse sentido é conveniente que tenha sempre em atenção que o comportamento de cada um de nós ditará o melhor ou o pior na batalha contra o novo coronavírus. É também conveniente lembrar que neste fim de semana, que é prolongado, não são permitidas deslocações entre concelhos.
Para domingo, e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o cenário muda de figura, com previsões de temperaturas máximas a rondar e em alguns locais do Alentejo a superar os 30ºC. As máximas para Lisboa, irão oscilar entre os 24ºC e os 27ºC, sábado e domingo, respetivamente, em Faro entre os 26 ºC e os 27ºC. Já em Évora e Beja, no domingo os termómetros devem chegar aos 31ºC . A Norte, no Porto ainda deverá chover no sábado e as temperaturas não vão além dos 22ºC no domingo. Mas em Braga devem chegar aos 26ºC.
Nesse sentido, caso queira aproveitar o sol, o conselho é para que o faça na sua casa, à janela ou à varanda, sem colocar em risco a sua segurança. Fica também o conselho para que não deixe de manter as mesmas regras de segurança, o uso de máscara, a desinfeção constante das mãos, o distanciamento social, e só sair de casa quando for estritamente necessário.