
9/4 – Subida no número de novos casos, mas menos internados e mais recuperados
09/04/2020
Nas últimas 24 horas morreram mais 29 pessoas em Portugal com o coronavírus aumentando de 380 para 409 o total de óbitos. Os novos casos também aumentarem 6,2%, com mais 815 infetados. Mas, há boas notícias com mais nove recuperados e menos 38 pessoas internadas e menos quatro nos cuidados intensivos. Na região registou-se um ligeiro aumento nos novos casos com S. João da Madeira a ter uma subida mais significativa, registando seis novos casos, Oliveira de Azeméis mais cinco novos casos, Santa Maria da Feira apresenta mais 12 novos casos, e Ovar com mais 20 novos casos, mas a boa notícia de 21 recuperados, sendo que, segundo o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, “12 com dois testes negativos e nove pessoas por critérios clínicos”.
Esta quinta-feira, 9 de abril, o número de vítimas mortais em Portugal devido ao novo coronavírus aumentou para 409, mais 29 face a ontem, quando estavam contabilizados 380 óbitos. Quanto ao número de casos confirmados, registou-se um aumento de 6,2%, com mais 815 casos, para um total de 13956, anunciou a Direção Geral da Saúde. Perante estes números verifica-se que o crescimento diário do número de mortos em termos absolutos baixou de ontem para hoje, mas em sentido inverso verifica-se um aligeira subida na taxa de crescimento do número de infetados. Apesar desta ligeira subida, este é já o oitavo dia seguido em que a taxa de crescimento dos casos confirmados está abaixo dos 10%.
Tendo em conta o número de infetados e de vítimas mortais, a taxa de letalidade é de 2,93%, que comparado com os 2,89% de ontem representa um novo máximo desde o início da pandemia em Portugal. E, entre as vítimas mortais, 265 têm mais de 80 anos; 89 entre 70 e 79; 42 entre 60 e 69, dez entre 50 e 59 e quatro com idade entre 40 e 49 anos. 190 são mulheres e 219 homens.
Mas, há boas notícias em relação ao número de doentes internados que diminuiu. Dos 13956 casos estão 1173 internados, menos 38 do que ontem e 241 nos cuidados intensivos, menos quatro em relação a quarta-feira. É a primeira vez que o número de internados e internados em UCI descem no mesmo dia.
Assim, 1,73% das pessoas infetadas estão internadas em cuidados intensivos. Do total, 8,4% dos infetados estão internados, o que representa o nível mais baixo desde 29 de março.
Na região verificou-se uma ligeira subida no número de novos casos, fruto do maior número de testes efetuados. S. João da Madeira teve uma subida significativa, com mais seis novos casos, somando agora 53 casos. Em relação a óbitos, como não há dados oficiais, continua o registo de um óbito que o Terras Santa Maria tem conhecimento. Em Oliveira de Azeméis há mais cinco novos casos, e o concelho soma agora 119 pessoas infetadas. Continua a não haver registo oficial do número de mortos, no entanto, pelo menos três óbitos aconteceram no concelho oliveirense. Devido a esta falta de informação oficial, a deputada do PSD Helga Correia, natural do concelho, reclama uma divulgação criteriosa do número de óbitos
por Covid-19 em Oliveira de Azeméis, à semelhança do que vem acontecendo em municípios vizinhos. Num e-mail esta quarta-feira dirigido à diretora-geral de Saúde, a parlamentar social democrata lamenta a “desconfiança” sentida entre os cidadãos, em função da falta de uma informação credível.
“Apesar de termos conhecimento de vítimas mortais infetadas pelo vírus, não temos a confirmação oficial da causa da morte, pelo que não nos é possível cumprir com o nosso dever de informar” – escreve Helga Correia no e-mail dirigido à diretora-geral de Saúde, citando uma nota do presidente da Câmara Municipal, ao mesmo tempo que solicita o
esclarecimento quanto à falta de disponibilização do número de óbitos no concelho de Oliveira de Azeméis.
Santa Maria da Feira, também subiu e apresenta 12 novos casos, subindo para um total de 307 infetados e seis mortos. Por último, em Ovar há mais 20 novos casos, somando agora 497 casos confirmados. Em relação ao número de óbitos mantém-se nos 18, mas há boas notícias quanto ao número de recuperados. O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, anunciou hoje que há 21 recuperados, sendo que “12 com dois testes negativos e nove pessoas por critérios clínicos”.