
Programa de testes à Covid-19 arranca esta semana em S. João da Madeira
06/04/2020
Esta semana inicia-se em S. João da Madeira um programa de testes de despistagem à Covid-19, que terá a coordenação do município, através da Proteção Civil Municipal, em articulação com outras instituições e entidades. A iniciativa irá abranger os Bombeiros Voluntários, de forma a garantir a sua operacionalidade e tendo em atenção que muitos elementos da corporação desenvolvem atividade de risco no âmbito do combate à pandemia, bem como elementos de instituições que prestam serviço de apoio a idosos e utentes da Cerci.
A Câmara Municipal de S. João da Madeira adquiriu um lote de testes à Covid-19 e vai avançar, esta semana, com as despistagens abrangendo os bombeiros, que têm estado na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19 e também funcionários da ACAIS que prestam apoio domiciliário a idosos, bem como funcionários da Cerci de S. João da Madeira que prestam assistência a utentes que ainda estão ao cuidado desta instituição. Numa ação coordenada pela autarquia sanjoanense, em articulação com os Bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia, ACAIS, Cerci e entidades privadas do setor da saúde.
No lote de pessoas prioritários para fazerem o teste estão ainda abrangidos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira que contactam com idosos do lar desta instituição, de forma a identificar também aí possíveis situações de propagação da doença. E, no caso concreto da operação a realizar na Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal teve o apoio do Centro Médico da Praça, que cedeu toda a logística e os testes de forma solidárias.